Entrega de alimentos beneficia 11,5 mil pessoas em Goiás
Agricultores doam 11,5 toneladas de alimentos a famílias em vulnerabilidade

Na última semana, agricultores e agricultoras familiares do Rio Grande do Norte e de Goiás realizaram a entrega de 11,5 toneladas de alimentos a pessoas em situação de insegurança alimentar. As ações ocorreram com apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), pela modalidade Compra com Doação Simultânea.
No Rio Grande do Norte, a Associação da Comunidade Quilombola de Cajazeiras (ACQC) promoveu a primeira entrega ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santo Antônio. Segundo a Conab, “nove agricultoras da associação serão responsáveis pela produção de 6,5 toneladas de alimentos, destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar”. A Companhia informou ainda que irá investir cerca de R$ 134,9 mil na aquisição dos produtos, com recursos repassados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Em Goiás, agricultores da Cooperativa Mista dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado de Goiás (COMPHEGO) entregaram cerca de 5 toneladas de alimentos frescos ao CRAS do município de Guapó. A entrega foi realizada no último dia 24. De acordo com a Conab, “aproximadamente 11.500 pessoas atendidas pela instituição serão beneficiadas com a doação”.
Criado há mais de 20 anos, o Programa de Aquisição de Alimentos busca incentivar a produção da agricultura familiar e garantir o fornecimento de alimentos para a rede socioassistencial. A Conab explicou que, por meio do programa, “os produtos adquiridos são destinados a equipamentos públicos de segurança alimentar, como restaurantes populares, cozinhas comunitárias, e a grupos em situação de vulnerabilidade social”.
O PAA é coordenado pelo MDS, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Ministério da Fazenda, sendo executado pela Conab, estados e municípios.