Clima instável desafia produtores de melão e melancia
Produtores gaúchos lidam com redução de áreas plantadas
Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar divulgado na última quinta-feira (31), produtores de melão e melancia no Rio Grande do Sul realizam o plantio e monitoram o desenvolvimento das lavouras. Na região de Santa Rosa, os agricultores completaram o plantio e observam o crescimento das áreas cultivadas, apesar de uma redução nas lavouras, motivada por perdas sucessivas em anos anteriores devido à estiagem e chuvas intensas.
Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo
Em Pelotas, o preparo do solo está em fase final, com os primeiros plantios já ocorrendo. Em Soledade, os frutos de variedades precoces estão em crescimento vigoroso, enquanto, em Rio Pardo, as chuvas recentes melhoraram a umidade do solo, essencial para o desenvolvimento das frutas, mas aumentaram também o risco de doenças fúngicas, como a antracnose.
No entanto, o retorno do sol no final da semana ajudou a estabilizar as condições das lavouras. Em Encruzilhada do Sul, os produtores seguem com o crescimento saudável das plantas e a continuidade dos plantios, conforme apontou o informativo.