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Da lavoura à mesa: a importância do Arroz na segurança alimentar brasileira

Importância do arroz Abertura Oficial da Colheita do arroz



Foto: Agrolink

A importância do arroz para a economia e a alimentação foi um dos temas centrais da Abertura Oficial da Colheita do arroz, realizada em Capão do Leão, no Rio Grande do Sul.  O arroz é um dos alimentos mais tradicionais da mesa do brasileiro, mas seu valor vai muito além da alimentação diária. O setor orizícola movimenta uma ampla cadeia produtiva que envolve desde o campo até a indústria e o varejo. Durante o evento, especialistas do setor destacaram a necessidade de fortalecer a cadeia produtiva, investir em inovação e incentivar o consumo do grão no Brasil.

Em entrevista durante a programação, Matheus Scherer, Gerente de Marketing de Cultivos Arroz da BASF, ressaltou que a cadeia orizícola vai muito além do cultivo e envolve desde tecnologias para o campo até a chegada do arroz à mesa do consumidor.

Para fortalecer esse mercado e impulsionar o consumo do grão, a BASF, uma empresa líder em inovação, lançou a campanha #ArrozPraTodoDia. A iniciativa busca aproximar o consumidor final de toda a cadeia produtiva, promovendo não apenas o arroz como alimento essencial, mas também seus diversos subprodutos.

“Já temos uma grande relevância quando falamos de defensivos e sementes, com tecnologias que viabilizam o cultivo, além de parcerias com sementeiras e indústrias. Mas faltava uma ação voltada ao consumidor. Por isso, lançamos essa campanha”, explica Matheus Scherer, Gerente de Marketing de Cultivos Arroz.
A empresa tem investido fortemente no setor, com aportes de cerca de 900 milhões de euros em pesquisa e inovação agrícola, reforçando seu compromisso com a produção sustentável e eficiente da agricultura e também do arroz no Brasil e no mundo.

O futuro do arroz no Brasil e os desafios da cadeia produtiva

Apesar da relevância do arroz na alimentação e na agricultura nacional, ainda há desafios a serem superados para ampliar seu valor agregado e impulsionar toda a cadeia produtiva.

“Temos que trazer novas tecnologias para viabilizar um produto final de maior qualidade. E é interessante lembrar que o arroz consumido no prato não é o único destino dessa cadeia. Hoje, existem subprodutos à base de arroz, como farinhas, biscoitos, massas e até itens da indústria cosmética. Muitas vezes, essa conexão entre os derivados do arroz e o mercado do grão ainda não é bem estabelecida, e a nossa campanha também tem o papel de aproximar essas oportunidades”, destaca Scherer.

Com isso, a BASF busca impulsionar a valorização do arroz além do consumo direto, explorando novas possibilidades para a indústria e ampliando o impacto econômico da cultura.

Inovação e tecnologia impulsionam a produtividade

O futuro do arroz está diretamente ligado à inovação. A BASF tem trabalhado em lançamentos estratégicos para o setor, com destaque para novos defensivos agrícolas voltados ao manejo de doenças e plantas daninhas, além do aprimoramento genético das sementes.

Na Abertura da Colheita do Arroz, a BASF apresentou as sementes híbridas Lidero®. Elas possuem alto índice de germinação, vigor e rendimento de grãos. Estas sementes contam com as tecnologias Clearfield® e Provisia®, as quais devem rotacionadas no esquema conhecido como mandala, para o manejo.

 “Temos novas variedades de arroz híbrido, que hoje fazem parte da nossa marca Lidero®. Esses materiais trouxeram uma quebra de paradigma, combinando maior produtividade com qualidade de grãos. Além disso, seguimos investindo na rotação de culturas, principalmente no sistema produtivo arroz-soja, que melhora a rentabilidade do produtor e reduz impactos ambientais”, explica o Gerente de Marketing de Cultivos Arroz

A rotação de culturas tem se mostrado uma alternativa sustentável e rentável para os agricultores, permitindo uma melhor gestão da lavoura e otimizando o uso dos recursos naturais.

No manejo de doenças, a marca destacou o fungicida sistêmico Seltima®, que possui uma ação preventiva no manejo da brusone – doença que mais impacta o cultivo do arroz. A tecnologia promove benefícios fisiológicos que contribuem para a rentabilidade e a qualidade do grão. 

Com um olhar voltado para o futuro, a BASF segue investindo para fortalecer toda a cadeia produtiva do arroz, garantindo inovação e sustentabilidade para um dos alimentos mais importantes do Brasil.
 

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