Cuidados com a suplementação mineral na época das chuvas
“É preciso atenção do pecuarista"

O período chuvoso favorece a pecuária devido à melhoria na qualidade dos pastos, garantindo maior oferta de nutrientes para o gado. No entanto, a umidade excessiva representa um desafio para a suplementação mineral, podendo comprometer a qualidade do produto e afetar o desempenho dos animais.
Segundo Emanuel Oliveira, gerente de produtos para ruminantes da Trouw Nutrition, a exposição dos suplementos à água pode causar empedramento e perda de nutrientes, reduzindo os índices produtivos e reprodutivos do rebanho. Além disso, cochos descobertos frequentemente acumulam água, tornando o suplemento menos palatável e dificultando sua ingestão pelos bovinos.
“Em muitas situações, a exposição à água compromete a qualidade do suplemento fornecido aos animais, causando prejuízos devido à perda de nutrientes e empedramento. Esse processo impacta negativamente os índices zootécnicos”, alerta.
Para evitar esses problemas, a Bigsal desenvolveu a linha Big Dry, que protege o suplemento mesmo sob condições climáticas adversas. A tecnologia mantém a integridade do produto no cocho, impedindo o endurecimento e garantindo a oferta adequada de minerais ao rebanho. “Com a linha Big Dry, temos alimentos secos e farelados mesmo em contato com grandes volumes de água”, indica.
“É preciso atenção do pecuarista. Afinal, a alteração na apresentação do produto e a perda de nutrientes compromete o desempenho esperado dos bovinos. Nas fêmeas, por exemplo, podemos observar redução no desempenho reprodutivo. Já os animais em recria e engorda apresentam não ganham o peso esperado e, assim, precisam ficar mais tempo na propriedade”, explica Emanuel.