Fiagros desempenham papel crucial
Os Fiagros, por sua vez, têm desempenhado um papel crucial no apoio aos produtores
Recentemente, Tiago Guitián dos Reis, fundador da Suno Research, destacou a relevância dos Fundos Imobiliários (FIIs) e dos Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagros) para o cenário econômico brasileiro.
Contrariando algumas percepções, ele ressaltou que a maior parte dos investidores desses fundos são pessoas físicas, com cerca de 80% deles investindo montantes inferiores a R$ 50 mil. Esses investidores não apenas buscam segurança financeira fora da previdência pública, mas também contribuem significativamente para o mercado.
Em uma recente discussão com gestores e parlamentares, Guitián dos Reis sublinhou que os FIIs sustentam mais de 2 milhões de empregos no Brasil, com a construção civil respondendo por cerca de 20% dos novos postos de trabalho no último ano. Além disso, os FIIs emergiram como o principal canal de financiamento para o setor imobiliário brasileiro, superando a tradicional poupança pela primeira vez.
Os Fiagros, por sua vez, têm desempenhado um papel crucial no apoio aos produtores rurais e às cooperativas, impactando positivamente mais de 1 milhão de agricultores em pouco mais de três anos de existência.
Guitián dos Reis enfatizou a importância estratégica desses veículos de investimento para a economia nacional e defendeu que qualquer proposta de tributação adicional poderia comprometer esse papel fundamental no desenvolvimento industrial e na geração de empregos.
“Portanto, tenho plena convicção da importância que os Fundos Imobiliários e os Fiagros têm para a economia do Brasil e o quanto são benéficos para o desenvolvimento da indústria, e que essa pauta não irá adiante. Mas para isso, precisamos deixar cada vez mais exposta essa importância destes veículos”, disse ele, em seu perfil na rede social LinkedIn.