Seca persiste na Ucrânia e Rússia, mas chuvas pontuais ajudam safra de inverno
Seca de longo prazo ainda afeta muitas áreas agrícolas
De acordo com o boletim, Weekly Weather and Crop Bulletin, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) publicado nesta terça-feira (5), o clima seco permaneceu dominante, com chuvas observadas apenas nas áreas norte e leste da região Western FSU. Após um período de precipitações essenciais no leste da Ucrânia e sudoeste da Rússia no início de outubro, a segunda semana consecutiva de tempo ensolarado e temperaturas acima do normal (1-4°C a mais, chegando a 5°C próximo à Costa do Mar Negro) favoreceu a colheita das safras de final de verão e o estabelecimento das safras de inverno.
Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo
Apesar das recentes chuvas, a seca de longo prazo ainda afeta muitas áreas agrícolas, refletida em índices de saúde da vegetação baixos obtidos por satélite, indicando vigor insuficiente nas plantações. A Moldávia e o oeste da Ucrânia, contudo, registraram progresso no desenvolvimento das culturas de inverno, ajudadas pelas chuvas de setembro.
Já nas regiões do norte da Bielorrússia até o Distrito do Volga, na Rússia, chuvas moderadas a intensas (10-50 mm) contribuíram para a reposição da umidade do solo, beneficiando lavouras de inverno que estão próximas da dormência. Em outras partes da região, os grãos de inverno e oleaginosas ainda seguem em crescimento ativo.