Tempestade no Oeste da Europa causa inundações e danos
Clima da Itália aos Balcãs favorecem colheitas de inverno

O boletim Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado nesta terça-feira (25) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), informou sobre os impactos de um sistema de tempestade que se deslocou da Península Ibérica para o leste, afetando amplas áreas do sul e oeste da Europa. A precipitação na região variou de 25 a 275 mm, com os valores mais altos registrados no sul de Portugal e Espanha, onde diversas inundações foram relatadas. O European Severe Weather Database confirmou esses eventos, destacando o impacto das chuvas excessivas.
No centro e sul da França, a chuva foi moderada a forte, totalizando entre 10 e 50 mm. No entanto, o noroeste da França teve condições predominantemente secas. Em termos de umidade no solo, as culturas vegetais de inverno na Europa Ocidental mantiveram boas condições, e os níveis de reservatórios para irrigação na Península Ibérica começaram a se recuperar após uma seca plurianual, que afetou o ciclo de precipitação nos últimos dois anos.
Enquanto isso, chuvas mais leves, de 5 a 30 mm, foram registradas da Itália aos Balcãs, mantendo condições favoráveis para o crescimento das culturas vegetativas de inverno. Em contraste, uma área de alta pressão dominou o norte e nordeste da Europa, proporcionando um clima seco, o que ajudou nas atividades de campo, mas reduziu a umidade do solo superficial necessária para o desenvolvimento do trigo, cevada e colza.
As temperaturas na Europa central e oriental ficaram próximas ou abaixo do normal, substituindo o calor anômalo recente. No entanto, algumas áreas, como a Alemanha, os Países Baixos, a Escandinávia e os Estados Bálticos, experimentaram temperaturas acima da média, com registros de 1 a 3°C acima do normal.