O aeroporto de Porto Alegre poderia estar funcionando?
Coluna afirma que o governo não estaria autorizando o uso
De acordo com informações divulgadas por Carlo Cauti em sua coluna na Revista Oeste, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, já estaria totalmente apto para operar. Segundo o colunista, o governo Lula estaria deliberadamente impedindo a reabertura completa do aeroporto, o que geraria uma série de impactos negativos.
O texto revela que um CEO de uma companhia aérea, que preferiu não se identificar, afirmou que o Aeroporto de Porto Alegre está "100% pronto para reabrir normalmente". Contudo, o governo Lula estaria criando obstáculos intencionais para adiar a reabertura e a retomada dos voos, aparentemente com o objetivo de prejudicar o governador Eduardo Leite.
Além disso, a coluna também entrou em contato com a Fraport Brasil, a administradora do Aeroporto de Porto Alegre, que confirmou que a estrutura já está em condições de retomar as operações. Fontes do governo estadual informaram que o governador Eduardo Leite está extremamente irritado com o presidente Lula devido à negativa em reabrir o aeroporto. Leite já havia expressado anteriormente sua insatisfação com a falta de entrega dos recursos prometidos pelo governo federal ao Estado, intensificando a tensão entre as partes.
Nesta sexta-feira (23), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou, por unanimidade, o repasse de R$ 425,9 milhões ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, para cobrir os danos causados pelas enchentes de abril e maio. Esse valor é um adiantamento do governo para permitir a reabertura do aeroporto em outubro, após cinco meses de paralisação. A decisão da Anac considera um impasse sobre a cobertura do prejuízo pela seguradora da Fraport, administradora do aeroporto.
Após esta matéria ser publicada, recebemos um pedido de direito de resposta da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Você pode conferir clicando aqui.