CI

Mercado de milho enfrenta incertezas com tarifaço

Diante desse cenário complexo e volátil, a recomendação é de cautela



Diante desse cenário complexo e volátil, a recomendação é de cautela Diante desse cenário complexo e volátil, a recomendação é de cautela - Foto: Pixabay

Segundo análise da TF Agroeconômica, o mercado de milho vive um momento de atenção. A atual temporada tem favorecido os preços domésticos, impulsionados pela valorização do etanol de milho e pelas boas cotações das carnes. No entanto, as recentes tarifas impostas por Donald Trump sobre diversos países podem alterar drasticamente esse cenário. Caso esses países passem a comprar mais milho do Brasil, o mercado interno poderá sofrer uma redução de oferta, revertendo a tendência de queda nos preços observada atualmente.

Entre os fatores de alta para os preços, destacam-se: o clima desfavorável nos Estados Unidos, com fortes tempestades em áreas críticas para o plantio da safra 2025/26, como Arkansas, Missouri, Indiana e Illinois; a exclusão de Canadá e México do pacote tarifário, mantendo a demanda por milho americano estável; e, no Brasil, a forte demanda interna que continua sustentando os preços, impulsionada pela indústria de carnes e etanol, mesmo diante da incerteza sobre a Safrinha.

Por outro lado, existem fatores de baixa que podem pressionar o mercado: as possíveis retaliações dos países afetados pelo tarifaço, aumentando o risco geopolítico; a alta dependência dos EUA nas exportações, que torna o mercado sensível a qualquer instabilidade externa; e o aumento das exportações brasileiras. A ANEC, por exemplo, revisou para cima sua estimativa de embarques em março, passando de 411.980 para 474.165 toneladas — embora abaixo de fevereiro, o volume é bem superior ao de março de 2023.

Diante desse cenário complexo e volátil, a recomendação é de cautela. A conjuntura global, somada às incertezas climáticas e políticas, pode provocar reviravoltas rápidas no mercado, exigindo atenção redobrada por parte dos produtores e agentes comerciais.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.