Influenza aviária: emergência zoossanitária é prorrogada
Medida é preventiva e visa garantir uma resposta rápida a possíveis novos focos

O Governo Federal decidiu estender o estado de emergência zoossanitária em todo o país por mais 180 dias devido à presença do vírus da influenza aviária H5N1 em aves silvestres. A prorrogação foi oficializada nesta segunda-feira (7) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da publicação da Portaria nº 784 no Diário Oficial da União.
De acordo com informações divulgadas pelo Mapa, a medida é preventiva e visa garantir uma resposta rápida a possíveis novos focos da doença. A extensão da emergência também permite maior agilidade no repasse de recursos da União e facilita a cooperação entre os entes federativos e organizações da sociedade civil.
Ainda conforme o Ministério, segue em vigor a proibição de eventos que promovam aglomerações de aves, como exposições, feiras e torneios, conforme previsto na Portaria nº 782, publicada no final de março. A realização desses eventos poderá ser retomada apenas com aval técnico do serviço veterinário estadual, após análise do cenário epidemiológico e aprovação de um plano de biosseguridade.
Desde o primeiro registro do vírus H5N1 no Brasil, em maio de 2023, foram confirmados 166 focos da doença, sendo 163 em aves silvestres e três em aves de subsistência. Até o momento, não há registro de infecção em granjas comerciais, o que permite ao país manter o status de livre de influenza aviária junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).