“É hora da batalha!”: campanha reforça necessidade de rigor no controle do psilídeo no período mais crítico do ano
Controle do psilídeo e manejo da resistência
Foto: Fundecitrus
O Fundecitrus lançou, nesta quarta-feira (7), a campanha publicitária “É hora da batalha!”, com o objetivo de reforçar a necessidade do manejo eficaz para o controle do psilídeo, vetor do greening, a principal doença que atinge a citricultura. É nesta época do ano, entre o final do inverno e primavera que ocorrem os altos registros de captura do inseto em armadilhas instaladas nos pomares, provocados pelo clima favorável e, também, pelo início da brotação das plantas. De acordo com dados do Fundecitrus, 59% do total de psilídeos capturados no ano de 2023 ocorreram em 3 meses do ano (agosto, setembro e outubro). Por esse motivo, a atenção do citricultor precisa estar redobrada. Medidas indispensáveis para o controle da doença não podem ficar de lado. O monitoramento constante das armadilhas e a correta pulverização são fatores determinantes para reduzir os impactos provocados pelo psilídeo. “Para a nossa citricultura, essa é a principal época do ano para a incidência do inseto. Os bons resultados nos próximos meses, com relação ao aumento da doença, dependem da boa qualidade de manejo que será colocado em prática nesse período”, explica o engenheiro-agrônomo e coordenador de departamento de Transferência e Tecnologia do Fundecitrus, Ivaldo Sala.
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