Frio beneficia a floração dos pêssegos
Pelotas registra 262 horas de frio em 2024
Segundo o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (25/07) pela Emater/RS-Ascar, a região administrativa de Pelotas registrou 262 horas de frio acumuladas em 2024, conforme dados da Estação Agroclimatológica da Embrapa Clima Temperado, na Estação Experimental da Cascata. Destes, 141 horas foram contabilizadas em julho, sendo 14 horas apenas no último período. Consideram-se as horas com temperaturas abaixo de 7,2°C. A cultura de pêssego está em plena floração, com produtores intensificando os tratamentos nas flores com produtos específicos e continuando a limpeza e as roçadas.
Reuniões técnicas realizadas entre 16 e 19/07, em parceria com a Embrapa, Sindicato das Indústrias de Conservas de Pelotas (SINDOCOPEL), Associação dos Produtores de Pêssego, prefeituras e produtores de Pelotas, Canguçu e Morro Redondo, abordaram temas como manejo de doenças com uso eficiente de fungicidas, manejo de pragas com registro do Dimetoato e controle de formigas, condições climáticas da região de Pelotas, apresentação da cultivar Jaspe e crédito agrícola no Plano Safra 2024/2025.
Na região administrativa de Santa Rosa, algumas variedades de pêssego apresentaram frutificação precoce e dificilmente terão nova floração após a morte dos frutos pelas recentes geadas, o que deverá causar perdas na produção. Nos demais pomares, estão sendo realizadas podas e tratamentos fitossanitários de inverno para preservar a sanidade das plantas.
Essas ações e medidas visam garantir a qualidade da produção e mitigar os impactos das condições climáticas adversas, assegurando o sucesso da safra de pêssego na região.