CI

Bactéria pode degradar "químicos eternos"  

Além do PFOS, a bactéria degradou 58% do ácido carboxílico fluorotelómero 5:3



O F11 foi isolado do solo de um local industrial contaminado em Portugal O F11 foi isolado do solo de um local industrial contaminado em Portugal - Foto: Pixabay

Uma equipe de cientistas identificou uma estirpe bacteriana capaz de degradar substâncias perfluoroalquílicas e polifluoroalquílicas (PFAS), conhecidas como "químicos eternos" devido à sua alta persistência no meio ambiente. A pesquisa, conduzida pela Universidade Católica Portuguesa em colaboração com a Universidade de Buffalo (EUA), revelou que a bactéria Labrys portucalensis F11 (F11) conseguiu metabolizar mais de 90% do ácido perfluorooctanosulfónico (PFOS) em 100 dias.  

O F11 foi isolado do solo de um local industrial contaminado em Portugal e já havia demonstrado a capacidade de remover flúor de contaminantes farmacêuticos, mas nunca havia sido testado contra PFAS. No estudo, os pesquisadores incubaram a bactéria em frascos selados contendo apenas 10.000 microgramas por litro de PFAS como fonte de carbono. Após até 194 dias, as análises indicaram a degradação das substâncias, evidenciada pelo aumento nos níveis de íons flúor, um sinal de que a bactéria separou o flúor do carbono dos compostos.  

Além do PFOS, a bactéria degradou 58% do ácido carboxílico fluorotelómero 5:3 e 21% do sulfonato fluorotelómero 6:2. Segundo a pesquisadora Diana Aga, da Universidade de Buffalo, a ligação carbono-flúor dos PFAS é extremamente forte, tornando sua degradação um desafio. No entanto, o F11 demonstrou a habilidade de romper essa estrutura e consumir o carbono liberado.  

Embora o processo ainda seja lento – levando pelo menos 100 dias –, os cientistas acreditam que a bactéria poderá, no futuro, ser utilizada para descontaminar água e solos poluídos por PFAS. Para isso, pode ser necessário criar condições específicas de crescimento, como em lamas ativadas a 100°C, permitindo sua aplicação em larga escala.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.