Fim de semana será marcado por quedas de temperatura
Fim de semana com frio no Sul e tempo seco no MS e MT
O final de semana será marcado pela mudança no tempo e quedas de temperatura em diversas regiões do Brasil. Segundo o meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, uma massa de ar mais seco e frio deve avançar pelo sul do país neste fim de semana, enquanto um corredor de umidade se intensifica sobre a faixa central, promovendo chuvas significativas no Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste.
A previsão indica que regiões produtoras de soja, milho e algodão no MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) terão precipitações volumosas, o que pode beneficiar a fase inicial das culturas de verão. Já para os estados de São Paulo e Minas Gerais, o alerta de chuvas intensas, com acumulados acima de 50 mm e picos de 75 mm, preocupa os agricultores, pois o excesso de umidade pode prejudicar o desenvolvimento das lavouras e dificultar o manejo.
Sul e Sudeste em alerta para excesso de chuva
No leste de São Paulo e sul de Minas Gerais, que enfrentaram períodos de baixa umidade recentemente, o cenário agora é de chuvas acima da média, especialmente nas regiões metropolitanas, Vales do Ribeira e Paraíba e Zona da Mata. Essa mudança súbita gera atenção redobrada para o manejo, pois as condições úmidas prolongadas podem causar doenças nas culturas e dificuldades de colheita.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Além disso, há previsão de precipitações irregulares, mas potencialmente fortes, em áreas de Rondônia, Acre e oeste do Mato Grosso. Para essas regiões, o clima instável pode afetar a semeadura e a germinação das culturas, exigindo estratégias mais cuidadosas de planejamento.
Fim de semana com frio no Sul e tempo seco no MS e MT
Com a entrada de uma alta pressão no Sul do Brasil a partir de sexta-feira à noite, as temperaturas devem cair no amanhecer de sábado, especialmente em regiões mais altas, como a serra catarinense, onde os termômetros podem registrar marcas abaixo dos 5°C. No Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o clima mais seco é esperado, o que reduz o risco de chuvas, favorecendo a colheita e o preparo do solo.
Já o estado de Mato Grosso do Sul e o sul do Mato Grosso devem ter uma redução nas chuvas, proporcionando condições ideais para o desenvolvimento das lavouras de milho e soja, mas com necessidade de monitoramento das temperaturas, que devem variar entre 10°C e 15°C nas áreas mais frias.
Domingo com alertas de chuvas no Norte e Nordeste
No domingo, o corredor de umidade deve avançar para o norte da Bahia, com riscos de chuvas intensas no norte de Minas Gerais, sul do Tocantins, norte do Mato Grosso, Rondônia e parte do Amazonas. Esse movimento traz alívio para áreas que dependem das chuvas, mas exige atenção para evitar problemas como encharcamento e erosão nos cultivos.