RS: demanda por eucalipto segue em alta
Setor enfrenta desafios impostos pela legislação vigente
De acordo com dados divulgados na quinta-feira (24) pelo Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, a demanda por eucalipto segue em alta na região de Caxias do Sul. Essa matéria-prima é valorizada por sua versatilidade, sendo utilizada na produção de lenha, postes, madeira serrada e carvão, além de atender ao crescente segmento de desdobro. Contudo, apesar do mercado interno e externo favorável, a expansão de novas áreas de plantio e o manejo da brotação estão aquém das expectativas, o que pode resultar em escassez de madeira nos próximos anos.
Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp
Segundo o relatório, o setor enfrenta desafios impostos pela legislação vigente, que ainda impõe barreiras ao avanço de novos plantios e à comercialização da madeira. Mesmo assim, práticas de tratos culturais, como corte, empilhamento, e comercialização de toras e subprodutos, têm sido realizadas no período analisado.
O preparo de áreas, plantio, controle de formigas, manejo, colheita e tratos culturais estão em andamento, com as plantações apresentando boas condições fitossanitárias. Porém, o relatório destaca que a legislação precisa ser revisada para permitir um crescimento mais sólido da cultura e garantir o abastecimento futuro da cadeia produtiva, conforme dados do Informativo Conjuntural.