CI

Chuvas e geadas prejudicam pastagens no Rio Grande do Sul

O excesso de chuvas e as geadas têm afetado as pastagens cultivadas e nativas


Foto: Divulgação

O excesso de chuvas e as geadas têm afetado tanto as pastagens cultivadas quanto as nativas, resultando em limitação na oferta e qualidade do alimento para os rebanhos. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na última quinta-feira (30/05), muitos produtores estão adotando medidas de suplementação alimentar para mitigar as perdas e garantir o bem-estar dos animais.

Na região da Emater/RS-Ascar de Bagé, o desenvolvimento das pastagens de aveia e azevém está prejudicado pelo excesso de chuvas, falta de luminosidade e baixas temperaturas. Muitos produtores não puderam aplicar fertilizantes, e a implantação das pastagens de inverno enfrenta dificuldades, agravada pela escassez de sementes de azevém em algumas áreas. O crescimento e a qualidade das pastagens perenes e dos campos nativos estão impactados pelas condições climáticas desfavoráveis. Em Uruguaiana e Barra do Quaraí, o capim-annoni está se tornando uma alternativa.

Na região de Caxias do Sul, a instabilidade do tempo resultou em solo excessivamente úmido e pouca luminosidade, prejudicando as pastagens. Em Erechim, as pastagens nativas nas áreas mais acidentadas apresentaram leve recuperação, mas espera-se que o inverno reduza a capacidade de rebrote. Em Frederico Westphalen, a produção de cereais de inverno para silagem e pastejo sofreu danos significativos devido às chuvas fortes. Em Ijuí, o desenvolvimento das forrageiras de inverno está atrasado por conta da alta umidade.

Em Passo Fundo, o excesso de chuvas comprometeu o crescimento das pastagens, afetando a disponibilidade de alimentos volumosos. Na região de Pelotas, as condições climáticas adversas prejudicaram pastagens recém-plantadas e o campo nativo, aumentando o uso de silagem na alimentação. Em Porto Alegre, o campo nativo tem pouca oferta de pastagem devido ao solo encharcado e ao tempo encoberto. Em Santa Maria, as enchentes prejudicaram vastas áreas de campo nativo e pastagens cultivadas. Em Santa Rosa, as pastagens cultivadas de inverno sofreram perdas significativas por causa do excesso de chuvas, levando os produtores a aumentar a oferta de alimentos conservados. Na região de Soledade, as pastagens estão se recuperando, apesar do excesso de chuvas, mas muitas áreas precisarão ser ressemeadas devido à erosão. O campo nativo também apresenta baixo crescimento como consequência do alto volume de chuva e da pouca luz solar.

Essa situação climática impõe desafios aos produtores, que precisam adaptar suas estratégias de manejo para manter a produtividade e a saúde dos rebanhos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.