Exportações de arroz devem ganhar força em 2025
Produção mundial de arroz cresce
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) analisou, nesta terça-feira (7), que o recorde histórico de preços do arroz no mercado interno em 2024 pode garantir rentabilidade positiva para os produtores em 2025. Além disso, a tendência é de expansão da área cultivada no Brasil, com impactos significativos no mercado global.
De acordo com os pesquisadores do Cepea, o aumento nos preços internos e a boa rentabilidade esperada devem estimular o crescimento da área plantada no país. Com isso, o Brasil poderá reduzir sua dependência de importações, ao mesmo tempo que fortalece suas exportações, posicionando-se de forma mais competitiva no mercado internacional.
Em nível global, as condições climáticas favoráveis nas principais regiões produtoras de arroz indicam uma produção recorde para a temporada 2024/25. A exceção é nas Filipinas, onde os problemas climáticos ainda prejudicam o desempenho das lavouras. Segundo o Cepea, o aumento da oferta mundial pode gerar estabilidade nos preços internacionais, mas o Brasil deve se beneficiar do excedente doméstico, ampliando sua participação nas exportações.