Cenário de preços altos do trigo anima produtores
Oferta reduzida de trigo gera alta de preços
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) divulgou, nesta terça-feira (7), que 2025 começa com uma menor oferta de trigo no mercado interno brasileiro. Apesar de a queda na produção no segundo semestre de 2024 ter sido parcialmente compensada por importações, a necessidade de compras externas deve permanecer alta no início deste ano, acompanhada de preços crescentes.
Segundo os pesquisadores do Cepea, o aumento nas importações foi fundamental para equilibrar o mercado em 2024, mas a continuidade desse movimento em 2025 é crucial para atender à demanda interna. A redução na oferta interna, somada ao cenário internacional de preços em alta, pressiona os custos do cereal no Brasil, afetando a cadeia produtiva e os consumidores.
No campo, o cenário de preços elevados deve incentivar os produtores brasileiros a manter ou expandir a área cultivada com trigo na próxima safra. Contudo, a decisão depende da competitividade com outras culturas, como o milho de segunda safra, que também apresenta boa rentabilidade e atratividade em diversos estados.