CI

FPA: Inflação não é causa de falta de alimentos

“Aguardamos ainda um retorno do governo federal"



A FPA também criticou as medidas anunciadas pelo governo federal no dia 6 de março A FPA também criticou as medidas anunciadas pelo governo federal no dia 6 de março - Foto: Agencia Brasil

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) divulgou uma nota oficial destacando que a redução mais eficiente para combater a inflação de alimentos está diretamente ligada à colheita da safra brasileira, que ocorrerá nos próximos meses, e à correção de ações que impactam os custos de produção no Brasil. A FPA defendeu que a solução para o aumento da inflação não está na oferta de alimentos, como tem sugerido o governo federal, mas sim no desequilíbrio fiscal do próprio governo, que tem onerado os custos e impulsionado a inflação.

A FPA também criticou as medidas anunciadas pelo governo federal no dia 6 de março, classificando-as como pontuais e ineficazes para resolver a situação de forma imediata. A nota ressaltou que a tentativa do governo de compensar o desequilíbrio fiscal com ações como a redução de impostos para produtos importados não contribui para o fortalecimento da produção nacional, ao contrário, transfere o ônus para os produtores rurais, sem garantir uma alimentação mais barata ou uma produção economicamente viável.

A Frente ainda enfatizou a importância de iniciar as discussões sobre o novo Plano Safra 25/26, com a implementação total dos recursos, acesso pleno e juros adequados aos produtores rurais brasileiros. A FPA aguarda também um retorno do governo federal sobre as medidas estruturantes de curto e médio prazo que foram apresentadas em conjunto com o setor produtivo nacional ao Ministério da Fazenda e à Casa Civil no final de fevereiro.

“Aguardamos ainda um retorno do governo federal sobre as medidas estruturantes de curto e médio prazo apresentadas pela FPA, em conjunto com o setor produtivo nacional, na última sexta-feira (28), ao Ministério da Fazenda e à Casa Civil”, conclui.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.