Agroindústria registra o melhor desempenho anual desde 2010
O desempenho favorável foi impulsionado por uma demanda aquecida

A pesquisa do FGVAgro sobre o desempenho da agroindústria em 2024 revelou resultados positivos para o setor, que teve o melhor desempenho anual desde 2010, com uma alta acumulada de 2% em comparação com o ano anterior. Esse crescimento foi impulsionado, principalmente, pelos segmentos de Produtos Alimentícios e Bebidas, que registraram uma expansão de 1,5%, e Produtos Não-Alimentícios, com um aumento de 2,6%.
O desempenho favorável foi impulsionado por uma demanda aquecida, especialmente no primeiro semestre, no mercado interno de alimentos e bebidas. Além disso, a recuperação consistente de segmentos como Insumos Agropecuários, Produtos Têxteis e Florestais, embora o primeiro ainda tenha ficado no campo negativo, impactou positivamente o segmento de Produtos Não-Alimentícios.
No entanto, apesar do resultado geral favorável para 2024, o último mês do ano registrou uma retração de 0,5% em comparação com o mesmo mês de 2023. Este foi o segundo mês consecutivo de queda interanual, gerando preocupações sobre o desempenho da agroindústria em 2025.
O FGVAgro também alertou para sinais de desaceleração da economia brasileira, com fatores como o ciclo de alta da taxa de juros, a inflação corroendo o poder de compra do mercado interno, a maior aversão ao risco associada à economia brasileira e incertezas no cenário mundial, especialmente com a possibilidade de tensões comerciais. Esses desafios podem impactar diretamente a agroindústria no próximo ano, que deverá enfrentar obstáculos adicionais tanto na economia brasileira quanto no cenário global.