CI

Safra de algodão pode ter leve alta puxada pelo Mato Grosso

StoneX eleva previsão da safra de algodão



Foto: Pixabay

A consultoria StoneX divulgou nesta sexta-feira (25) sua nova estimativa para a safra 2024/25 de algodão no Brasil. A projeção indica um leve aumento de 0,4% em relação ao mês anterior, totalizando 3,78 milhões de toneladas.

Segundo Raphael Bulascoschi, analista de inteligência de mercado da consultoria, "o mês de abril, tradicionalmente decisivo para o desenvolvimento da segunda safra no Centro-Oeste brasileiro, foi marcado por condições climáticas favoráveis, impulsionando o bom desempenho das lavouras mato-grossenses". Com isso, o estado deve alcançar uma produtividade média de 1,81 tonelada de pluma por hectare.

Na Bahia, entretanto, houve revisão negativa nas expectativas de produtividade. O clima mais seco registrado em março, sobretudo nas áreas de sequeiro, afetou o desenvolvimento das plantas. A nova estimativa de produtividade no estado é de 1,85 tonelada por hectare.

Apesar das diferenças regionais, a StoneX considera o cenário nacional como positivo. A demanda interna permanece estável, o que deve resultar em elevação dos estoques ao final da temporada.

As exportações de algodão continuam estimadas em 2,9 milhões de toneladas, mesmo com a desaceleração recente nos embarques. A consultoria alerta, contudo, para os riscos associados ao cenário internacional. “A demanda internacional por algodão pode ser impactada por um cenário econômico global recessivo. O ambiente de incertezas, intensificado pela guerra tarifária entre Estados Unidos e China, permanece como um ponto de atenção para os exportadores brasileiros”, destacou Bulascoschi.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.