Produtividade do milho avança em MT, RO e MATOPIBAPA
"Até o momento, verificamos condições climáticas favoráveis"

A safra 2024/2025 de milho apresenta cenário promissor em diversas regiões do Brasil, com destaque para Mato Grosso, Rondônia e os estados do MATOPIBAPA (Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará). De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção nacional deve crescer 6,15% em relação ao ciclo anterior, alcançando 122,8 milhões de toneladas.
Segundo Paulo Laurente, head de marketing da ORÍGEO — joint-venture da Bunge com a UPL —, as condições climáticas têm favorecido o desenvolvimento das lavouras no Mato Grosso e Tocantins, impulsionadas por boas chuvas no início do plantio. Já em regiões como Maranhão, Piauí e Bahia, a irregularidade das chuvas trouxe desafios, especialmente para a primeira safra.
"A expectativa da Conab é compartilhada por nossa equipe de campo, que acompanha de perto o plantio e o desenvolvimento das lavouras. Até o momento, verificamos condições climáticas favoráveis no Mato Grosso e Tocantins, onde os bons resultados devem-se às boas chuvas na fase inicial do plantio. Por outro lado, Maranhão, Piauí e Bahia enfrentaram dificuldades devido à falta de chuva em algumas áreas”, informa.
Mesmo com oscilações climáticas, a tendência geral é de alta produtividade, impulsionada também pelo aumento da área cultivada. Laurente ressalta que, além das condições climáticas, o avanço no uso de práticas de manejo fitossanitário e nutricional tem garantido melhores resultados, tanto em produtividade quanto na qualidade dos grãos. A expectativa da Conab e de especialistas do setor é que o cenário siga positivo nas próximas semanas, com recuperação das lavouras em áreas afetadas pela seca e boa rentabilidade para o produtor que investiu em tecnologias sustentáveis.