CI

Feijão 1ª safra: produtores registram boas colheitas

Preço do feijão registra alta no Rio Grande do Sul



Foto: Pixabay

A colheita da primeira safra de feijão está em andamento no Rio Grande do Sul, com um bom avanço nas lavouras, beneficiada pelo clima seco nos últimos dias. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na última quinta-feira (9), cerca de 30% da área cultivada já foi colhida, com rendimentos que atingem 1.600 kg/ha.

Na região de Caxias do Sul, nos Campos de Cima da Serra, a semeadura do feijão está praticamente finalizada, com boa germinação nas lavouras. Os produtores realizaram o controle de plantas invasoras, aplicaram adubação nitrogenada em cobertura e iniciaram as aplicações de fungicidas para o controle preventivo de doenças. A colheita, por sua vez, avança em outras regiões, como Ijuí, onde o processo atingiu 48% da área, mas com grande variabilidade nos rendimentos. Nas lavouras irrigadas, a produtividade e a qualidade do grão estão dentro das expectativas, enquanto nas áreas de sequeiro, a produtividade foi prejudicada pela escassez de água em novembro.

Em Pelotas, a colheita avançou para 4% da área cultivada. Nas demais lavouras, 37% encontram-se em fase vegetativa, 16% em florescimento, 38% em enchimento de grãos e 5% em maturação. O clima favorável ajudou no desenvolvimento da cultura, e não há registros de problemas fitossanitários.

Na região de Santa Maria, 30% das lavouras estão em fase de maturação, com 40% da área já colhida. No entanto, as altas temperaturas e a falta de chuvas nos últimos dias afetaram negativamente as plantas em fase de floração e enchimento de grãos. Em Soledade, a colheita chegou a 60% das lavouras, enquanto 30% estão em maturação e 10% em enchimento de grãos. A produtividade variou entre 1.440 e 1.620 kg/ha, com grãos de boa qualidade e peso.

Em relação à comercialização, o preço médio da saca de 60 quilos de feijão, de acordo com o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar, teve um aumento de 13,27%, passando de R$ 241,67 para R$ 273,75.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.