CI

RS: expectativa de alta produtividade na safra de milho

Condições climáticas elevam expectativa para colheita de milho



Foto: Agrolink

Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta quinta-feira (7), no Rio Grande do Sul, na semeadura de milho atingiu 78% da área prevista para a safra 2024/2025. O plantio do milho precoce está próximo da conclusão, com 85% das lavouras em fase de desenvolvimento vegetativo, 15% em florescimento e algumas já iniciando o enchimento de grãos, embora em proporção reduzida.

Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo

As condições climáticas, com dias de alta radiação solar e noites amenas, têm sido ideais para a cultura, favorecendo o bom desenvolvimento e elevando as expectativas de produtividade. Em algumas regiões com solos mais drenados e maiores intervalos de precipitação, observou-se leve déficit hídrico, mas sem impacto relevante na produção. Em áreas não irrigadas, há uma perda temporária de turgescência.

Veja mais informações sobre fitossanidade no Agrolinkfito

As lavouras responderam bem aos manejos de adubação e controle de plantas daninhas. Com o início da fase reprodutiva, o cuidado fitossanitário é essencial, e a praga cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis) está controlada em todo o estado. Para esta safra, a Emater/RS-Ascar projeta o cultivo de 748.511 hectares, com produtividade média estimada de 7.116 kg/ha.

Na comercialização, o preço médio da saca de 60 kg de milho apresentou um leve aumento semanal de 0,67%, subindo de R$ 65,50 para R$ 65,94.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.