Massa de ar polar derruba temperaturas no Sul e Sudeste do Brasil
Chuvas intensas também são previstas em outras regiões

Uma massa de ar de origem polar provoca queda acentuada nas temperaturas em grande parte da região Sul do Brasil nesta semana. O fenômeno meteorológico também pode atingir áreas de São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de Paraná e Santa Catarina.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para quedas de temperatura entre 3°C e 5°C, válidas para hoje (28) e amanhã (29), abrangendo o sul do Mato Grosso do Sul, o Pantanal, áreas de São Paulo e o norte do Paraná.
Para a região Sul, o Inmet antecipa um "aviso amarelo (perigo potencial) para geadas entre às 3h e 7h de terça-feira (29)". Produtores rurais das áreas potencialmente afetadas, como a serra do Rio Grande do Sul, a serra e o meio-oeste de Santa Catarina, e a região de General Carneiro no Paraná, devem redobrar a atenção.
O frio já se faz sentir no Rio Grande do Sul desde ontem (27). Estações do Inmet no estado registraram, até as 8h desta segunda-feira (28), as menores temperaturas do país, com destaque para Quaraí, com 4,2°C, e São Gabriel, com 6,3°C.
Áreas de instabilidade devem gerar pancadas de chuva isoladas no centro-leste de São Paulo, incluindo o Triângulo Mineiro e o leste do Mato Grosso do Sul. A previsão do Inmet indica um volume de chuvas entre 30 mm e 50 mm, concentradas entre a tarde e a noite de hoje (28), acompanhadas de rajadas de vento de até 60 km/h.
O litoral norte do país também está sob previsão de chuvas intensas devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), afetando áreas desde o Rio Grande do Norte até o Amapá entre hoje (28) e amanhã (29), com volumes que podem chegar a 50 mm.
Para uma extensa faixa do Brasil, que vai do Acre, passando por Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo até o sul da Bahia, o Inmet emitiu um "aviso amarelo (perigo potencial) vigente até amanhã (29) para chuvas intensas", com volumes previstos de até 50 mm e rajadas de vento de até 60 km/h.