USDA indica queda na produção de sorgo na Austrália
O sorgo é majoritariamente plantado nos estados do leste da Austrália
De acordo com o relatório de janeiro de 2024 do World Agricultural Production (WAP), divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção de sorgo na Austrália para a safra 2024/25 está projetada para ser de 2,1 milhões de toneladas métricas (mmt). Este volume representa uma redução de 13% em relação à previsão anterior e 5% menor em comparação ao ano passado. No entanto, é 10% superior à média dos últimos cinco anos.
A área de cultivo de sorgo na Austrália é estimada em 570.000 hectares, o que significa uma diminuição de 5% em relação ao mês anterior e ao ano passado, mas ainda assim 6% superior à média dos últimos cinco anos. A produtividade prevista para o cultivo de sorgo é de 3,68 toneladas por hectare, uma queda de 8% frente ao mês anterior, mas um pequeno aumento em relação ao ano passado e 11% superior à média histórica.
O sorgo é majoritariamente plantado nos estados do leste da Austrália, como Queensland e New South Wales, regiões que se beneficiaram das chuvas abundantes em novembro de 2024, o que aumentou os níveis de umidade do solo e criou condições favoráveis para o plantio.
No entanto, de acordo com o relatório de dezembro de 2024 da Australian Bureau of Agricultural and Resource Economics and Sciences (ABARES), a área destinada ao sorgo sofreu uma redução devido ao aumento da área plantada com outras culturas de inverno, como cevada, trigo e canola. Além disso, o algodão, outra cultura dominante do verão, também se beneficiou das boas chuvas, o que pode ter levado alguns agricultores a priorizar o plantio de algodão em vez de sorgo neste ano.
O período de plantio do sorgo vai de setembro até o final de janeiro, com a colheita principal geralmente ocorrendo entre março e junho.