CI

Clima quente e seco afeta safra de soja

Produção de soja paranaense deve sofrer revisão



Foto: Pixabay

Segundo o Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária divulgado nesta quinta-feira (16) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), a safra de soja 2024 avançou no Paraná, atingindo 2% da área total cultivada, o que corresponde a pouco mais de 104 mil hectares. Com uma área total de 5,8 milhões de hectares, a produção estimada é de 22,2 milhões de toneladas, embora essa projeção deva ser revisada até o fim de janeiro.

As altas temperaturas e a falta de chuvas frequentes têm prejudicado o desenvolvimento das lavouras, especialmente nas regiões Oeste e Sudoeste do estado, consideradas importantes polos de produção. Apesar disso, as precipitações registradas nos últimos dias trouxeram algum alívio e podem beneficiar as plantações que ainda estão em estágio crítico de crescimento.

De acordo com o levantamento do Deral, 83% das lavouras estão em condições consideradas boas, enquanto 15% apresentam condições medianas e 2% estão em estado ruim. O cenário ainda pode mudar com a continuidade das chuvas e a entrada de novas informações, que serão atualizadas no próximo relatório mensal.

O Deral destacou que no final deste mês trará dados atualizados sobre a produtividade já obtida nas áreas colhidas e as perspectivas para as lavouras que ainda estão em campo. A variabilidade climática será um fator determinante para a consolidação do ciclo agrícola atual no Paraná.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.