Seguro rural tem papel estratégico
Evento também destacou a necessidade de ampliar o debate público

Segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), com base em dados da CNseg, o seguro rural tem desempenhado um papel estratégico na proteção da atividade agropecuária no Brasil. Nos últimos dez anos, as seguradoras pagaram R$ 40 bilhões em indenizações, contribuindo para a sustentabilidade do agronegócio. Em 2024, os pagamentos chegaram a R$ 4,2 bilhões, um crescimento de 150% em relação a 2015.
Durante o Congresso ALASA 2025, maior evento latino-americano do setor, representantes do mercado segurador de diversos países discutiram o papel das associações na resiliência do agro. A participação brasileira reforçou a importância de alinhar os modelos de seguros às demandas do campo, considerando a diversidade de produtos e negócios existentes no país.
“Foi importante conhecer e dividir experiências de atuação. Na Comissão de Seguro Rural da FenSeg, temos um espaço a preencher, uma vez que contamos com todas as seguradoras do Brasil, operando com diversos produtos e diferentes modelos de negócios”, avaliou Glaucio Toyama, presidente da Comissão de Seguro Rural da Federação, ao final do debate.
O evento também destacou a necessidade de ampliar o debate público e fortalecer a relação com a sociedade, reforçando a responsabilidade das seguradoras em um dos maiores mercados agrícolas do mundo. A troca de experiências entre os países serviu como base para refletir sobre o avanço de políticas mais eficazes para o setor.
“Um evento desta magnitude faz refletir sobre o papel que devemos exercer nas discussões públicas e no relacionamento com a sociedade. Estamos trabalhando em um dos principais países agrícolas do mundo e precisamos responder à altura com produtos e serviços adequados”, concluiu.