Produção de algodão pode chegar a 6,5 milhões de toneladas
Chuvas atrasam plantio, mas rentabilidade sustenta área
Segundo o boletim informativo do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a estimativa de área plantada com algodão em Mato Grosso para a safra 2024/25 sofreu um leve recuo de 0,75% no comparativo mensal, segundo dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Ainda assim, a projeção de 1,52 milhão de hectares segue 4,2% superior à safra 2023/24, podendo atingir um recorde histórico.
O recuo na estimativa reflete as condições climáticas adversas, marcadas por chuvas intensas, que atrasaram a colheita da soja e impactaram a semeadura do algodão dentro da janela ideal. No entanto, a boa rentabilidade da cultura tem incentivado a manutenção da área plantada.
A produtividade estimada foi ajustada para 284,32 arrobas por hectare, com uma redução técnica de 0,01%. Ainda assim, a produção de algodão em caroço deve atingir 6,5 milhões de toneladas, um avanço de 1,56% em relação à safra anterior. Já a produção de pluma foi projetada em 2,7 milhões de toneladas.