CI

PR: produção da segunda safra de feijão cai 18%

Redução era esperada devido a relatos de problemas durante a colheita


Foto: Pixabay

A produção da segunda safra de feijão foi reavaliada para 646 mil toneladas, 18% abaixo do potencial inicial de 800 mil toneladas. Esta redução era esperada devido a relatos de problemas durante a colheita em maio, incluindo ataques de pragas, seca e excesso de chuvas. Apesar disso, a área plantada de 403 mil hectares garantiu um aumento na produção em 23/24, tanto para a segunda safra (646 mil t contra 481 mil t) quanto para o total produzido no ciclo 22/23 (818 mil t contra 682 mil t).

As informações foram divulgadas no Boletim de Conjuntura Agropecuária desta quarta-feira (29) pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná.

A grande oferta atual está pressionando os preços recebidos pelos produtores, que vêm caindo desde março, refletindo também no mercado atacadista e varejista. No varejo, os preços estão nos níveis mais baixos do ano, com o feijão carioca apresentando um recuo de 17% em relação a maio de 2023, enquanto o feijão preto registrou um aumento de 9%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.