Produção catarinense de arroz projeta recuperação
A safra passada foi impactada por excesso de chuvas
De acordo com os dados da edição de dezembro do Boletim Agropecuário produzido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) divulgado pelo Observatório Agro Catarinense, o plantio da safra 2024/25 de arroz em Santa Catarina foi encerrado em todas as regiões do estado, abrangendo uma área de 145 mil hectares.
A maioria das lavouras encontra-se nas fases de emergência e estabelecimento inicial, com 95% das áreas em condição boa, dentro do esperado para este período do ano. No Litoral Norte, onde o plantio tradicionalmente ocorre mais cedo, as plantas já avançaram para a fase de perfilhamento.
A projeção para a safra é de um aumento de 9,52% na produção em relação ao ciclo anterior. Esse crescimento é impulsionado por uma estimativa de produtividade média 9,85% maior, alcançando 8,73 toneladas por hectare.
O desempenho superior é atribuído a melhores condições climáticas, investimentos em tecnologia agrícola e a utilização de cultivares de alto potencial produtivo.
A safra passada foi impactada por excesso de chuvas, baixa luminosidade e alta nebulosidade, fatores que comprometeram o desempenho produtivo devido ao aumento de doenças e pragas. Para este ciclo, a expectativa é de condições climáticas mais favoráveis, favorecendo a recuperação da produção.
Apesar do otimismo, a região do Litoral Sul tem registrado excesso de chuvas, o que pode elevar a incidência de doenças fúngicas, como a brusone. Os técnicos recomendam atenção redobrada no manejo fitossanitário para evitar impactos na produtividade, conforme aponta o boletim