CI

Com consumo estável, mercado de feijão aposta em exportações

Setor espera que as exportações sigam recordes em 2025



Foto: Canva

Segundo a análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), com o consumo doméstico de feijão estabilizado nas últimas oito safras, o crescimento do cultivo no Brasil encontra respaldo principalmente nas exportações. A expectativa de agentes consultados pelo Cepea/CNA é de que 2025 mantenha o bom desempenho registrado nas vendas externas de 2024, um ano de recordes no setor.

Pesquisadores do Cepea projetam um cenário desafiador para o próximo ano, com aumento na oferta e crescimento do excedente doméstico, que pode alcançar níveis históricos. A última estimativa da Conab, divulgada em dezembro, aponta um excedente de 561,5 mil toneladas de feijão para a safra 2024/25, superando as 551,9 mil toneladas da temporada anterior.

Para sustentar as cotações, o mercado externo será essencial. A Conab prevê exportação de 169 mil toneladas de feijão em 2025. Mesmo com esse escoamento, o estoque final do ano pode chegar a 392,5 mil toneladas, o maior em relação ao consumo nos últimos 15 anos, o que trará pressão adicional sobre os preços. A produção total da safra 2024/25 é estimada em 3,36 milhões de toneladas, um aumento de 3,5% frente à temporada anterior. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.