Tecnologias e conectividade “para além das máquinas” no Show Rural Coopavel 2025
Empresa também expõe soluções em pulverização, adubação, plantio e drones agrícolas
![](https://www.agrolink.com.br/upload/imagens-resizes/8dcfd97533cf416b88082ce7fcba7768_858x483.jpg)
Oferta de conectividade chega para complementar o ecossistema de gestão online e multimarca da fazenda; Empresa também expõe soluções em pulverização, adubação, plantio e drones agrícolas.
Proporcionar uma rotina mais organizada e com mais liberdade para o agricultor gerenciar suas atividades no campo. Esta é a proposta que a Jacto, multinacional de máquinas, serviços e soluções agrícolas, apresenta na 37° edição do Show Rural Coopavel. Por meio da Jacto Next, área de agricultura digital da Jacto, a empresa lança soluções de conectividade privativa com tecnologia 4G para oferecer aos produtores rurais acesso confiável e de alta performance à internet no campo, potencializando o uso de equipamentos que fazem parte do ecossistema do agronegócio.
A empresa também expõe os seus maquinários mais buscados pelos produtores locais: pulverizadores costais, tratorizados e automotrizes, adubadoras, plantadeiras e drones. Todos com tecnologias embarcadas distintas para uma produção cada vez mais sustentável economicamente e ambientalmente. “Em 77 anos de história, a Jacto atuou muitas vezes como agente de transformação da agricultura. Através da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia temos nos dedicado há mais de 45 anos na formação de pessoas capacitadas para o campo. Com as nossas máquinas, sempre buscamos ajudar o produtor a ter mais segurança, produtividade e lucratividade. Agora, percebemos que os agricultores atuais querem um novo nível de controle dos seus negócios, porém existe a barreira da conectividade. Muitos dados são colhidos pelas máquinas, mas falta o meio para transmiti-los. Por isso, tomamos a iniciativa de oferecer soluções que auxiliem os produtores nesse desafio”, explica Carlos Daniel Haushahn, CEO da Jacto. “Nestes quase cinco anos de Jacto Next, aprendemos muito com os nossos clientes sobre como extrair resultados com o gerenciamento online das operações agrícolas. Crescemos e inovamos o nosso portifólio de soluções multimarcas integradas e vamos demonstrar ao produtor todo o ecossistema que oferecemos para agronegócio, desde o planejamento das ações até a colheita”, afirma Guilherme Panes, gerente de agricultura digital da Jacto.
Destaque no portifólio da Jacto Next, as soluções de conectividade privativa ofertadas pela Jacto utilizam tecnologia 4G para criar redes exclusivas e personalizadas, cobrindo áreas específicas das propriedades agrícolas.
Essa infraestrutura privativa proporciona maior segurança, desempenho e controle, permitindo que os agricultores acessem e transmitam dados em tempo real, e habilita a adoção de soluções de agricultura 4.0, como automação, gestão online das operações, monitoramento remoto e análise preditiva.
Uma das opções de conectividade privativa oferecida pela empresa é direcionada para clientes que possuem infraestrutura de torres fixas, rede elétrica e ponto com conexão de internet na fazenda. Nesse cenário, a Jacto trabalha em parceria com a Virtueyes IoT Solutions, empresa brasileira que se destaca em conectividade M2M (Machine to Machine) e IoT (Internet das Coisas), na instalação dos equipamentos necessários para gerar uma Rede Privativa 4G, aproveitando a infraestrutura existente na propriedade. “Reunimos e integramos as melhores soluções em nossa plataforma EKOS, de gestão online da fazenda, com o objetivo de oferecer ao agricultor uma visão ampla das atividades no campo, como controle do consumo de combustível, monitoramento de equipamentos para prevenção de erros operacionais, análise comparativa de produtividade, entre outros benefícios”, ressalta Panes.
Para atender frentes de trabalho e áreas de difícil acesso, a Jacto disponibiliza a Estação Móvel de Conectividade Privativa. Equipada com tecnologia de internet via satélite, essa solução possui sistema de alimentação elétrica solar offgrid, ou seja, com capacidade de gerar, armazenar e usar a sua própria rede de energia, e com backup de carregamento em rede elétrica.