Clima afeta safra de trigo no Paraná e preços caem
Moinhos têm mostrado baixo interesse em novas aquisições
A colheita da nova safra de trigo no Paraná, maior produtor do cereal no Brasil, avança, mas com produtividade e qualidade abaixo das expectativas dos agricultores. Segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), esse cenário é reflexo das condições climáticas desfavoráveis, especialmente das geadas intensas que atingiram o estado durante o período de colheita.
Com a entrada dos novos lotes no mercado spot nacional, os moinhos têm mostrado baixo interesse em novas aquisições, ofertando preços menores. A qualidade do trigo disponível ainda não atende às exigências dos compradores, levando parte dos vendedores a reduzir os preços de venda, conforme indicam as pesquisas do Cepea.
Esse cenário de baixa qualidade e oferta pressionada resultou em cotações enfraquecidas e um mercado lento. Em agosto, o preço médio do trigo no Paraná foi de R$ 1.538,62 por tonelada, uma queda de 0,4% em relação a julho de 2024. No entanto, esse valor é 21,9% superior ao registrado em agosto de 2023, em termos reais, ajustados pelo IGP-DI.