CI

Plantio de arroz avança para reta final no Rio Grande do Sul

As chuvas esparsas favoreceram a intensificação das atividades de semeadura



Foto: Pixabay

Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado na quinta-feira (7), o plantio de arroz está em fase avançada, alcançando o terço final das áreas projetadas para a safra no Rio Grande do Sul. As chuvas esparsas favoreceram a intensificação das atividades de semeadura e tratos culturais no Estado, permitindo que os produtores realizassem adubações e aplicação de herbicidas com uso de maquinário em condições propícias. A intensificação da irrigação nas lavouras também contribuiu para uma melhor adaptação dos cultivos, alinhados com o momento ideal para plantio.

Em algumas áreas das regiões da Campanha e Sul, as chuvas intensas interromperam o plantio temporariamente. O Instituto Rio Grandense de Arroz (IRGA) projeta para esta safra uma área total de 948.356 hectares cultivados, enquanto a produtividade estimada pela Emater/RS-Ascar é de 8.478 kg/ha.

Na Fronteira Oeste, o município de São Borja já plantou 65% da área prevista, enquanto em Quaraí, onde a semeadura foi prejudicada por condições úmidas em setembro e outubro, apenas 35% da área foi semeada. Em Uruguaiana, a área plantada atingiu 75%, com Maçambará liderando na região com 85% já cultivados. Na Campanha, Dom Pedrito está compensando atrasos graças à elevada capacidade operacional, atingindo 70% da área projetada, enquanto Bagé alcançou 50%, apesar das chuvas que interromperam temporariamente o plantio.

Na região de Pelotas, o plantio avançou consideravelmente, atingindo 60% da área, embora ainda em atraso comparado a 2023, quando 93% já estavam semeados neste mesmo período. Em Santa Maria, 60% da área está plantada, com lavouras na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, e manejo focado em irrigação e controle de plantas daninhas. Em Soledade, o plantio atingiu 60% da área, com boas condições de germinação e desenvolvimento das lavouras, graças à semeadura em solo seco e ao sistema de arroz pré-germinado.

O valor médio da saca de 60 kg de arroz subiu 0,47% na última semana, passando de R$ 115,95 para R$ 116,49, segundo o levantamento semanal da Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.