Brasil e Portugal ampliam cooperação agrícola e florestal
Setor de vinho também terá cooperação

Brasil e Portugal reforçaram sua parceria na pesquisa e inovação agropecuária com a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). O acordo, firmado na XIV Cimeira Portugal-Brasil, fortalece a cooperação em melhoramento genético, proteção fitossanitária das florestas, gestão sustentável e adaptação às mudanças climáticas. Essas ações fazem parte do compromisso de cooperação fitossanitária florestal estabelecido na XIII Cimeira, ampliando a troca de conhecimento técnico entre os países.
Além desse avanço, Brasil e Portugal assinaram um Memorando de Entendimento para a cooperação no setor do vinho e produtos vitivinícolas. O acordo visa facilitar o comércio bilateral, harmonizar regulamentações e promover o intercâmbio de tecnologias. A parceria inclui a organização de missões técnicas e ações de formação para fortalecer a integração entre os setores público e privado. Outros memorandos abordam a segurança alimentar e fitossanitária, além da ampliação da exportação de produtos frutícolas e de origem animal e vegetal.
A cimeira também tratou do aprofundamento da cooperação no setor do azeite, destacando o intercâmbio técnico entre especialistas brasileiros e portugueses. Além disso, os países manifestaram interesse em expandir a exportação de produtos lácteos portugueses para o Brasil. No total, foram assinados 19 acordos bilaterais, abrangendo temas como economia, inovação, sustentabilidade, segurança alimentar e modernização dos serviços públicos.