Show Rural: inovações em sementes, defensivos químicos e biológicos
Evento realizado pela Coopavel acontece de 10 a 14 de fevereiro, em Cascavel
![](https://www.agrolink.com.br/upload/imagens-resizes/ff21bca1fe9c457ea32c4ffd47b1b97b_858x483.jpg)
A safra 2024/25 já está a todo vapor no Brasil. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a previsão de colheita na safra 2024/25 é de 322,3 milhões de toneladas de grãos, um acréscimo de 8,2% em relação à temporada anterior. O Paraná é responsável pela produção de 22,1 milhões de toneladas, em 5,7 milhões de hectares cultivados, segundo a Secretaria de Agricultura do Estado do Paraná (Seab). Para auxiliar os agricultores a impulsionarem a sua produtividade e rentabilidade, a Corteva Agriscience apresenta na 37ª edição do Show Rural, realizado pela Coopavel, de 10 a 14 de fevereiro, em Cascavel (PR), suas principais ferramentas em sementes, defensivos químicos e biológicos, incluindo as tecnologias para o controle de plantas daninhas nas áreas de pastagem.
Entre as principais novidades da companhia na Feira, está a capacitação dos agricultores. O espaço da Corteva conta com uma sala de palestras, que diariamente receberá uma série de apresentações técnicas com os principais especialistas em soja, milho, sorgo, pastagem, biológicos e inovações. O foco da empresa é levar ao produtor rural as principais inovações que irão auxiliá-lo nos desafios diários do campo. A primeira ferramenta é o conhecimento. Para conferir a programação e garantir a vaga, basta visitar o estande da Corteva, localizado à rua K - entre a entrada principal do evento e a Avenida Show Rural.
Sementes e Biotecnologia
Na 37ª edição do evento, a Brevant® Sementes, marca da Corteva que foi lançada na edição de 2018 do Show Rural e celebra sete anos, leva seu portfólio completo de milho. O principal destaque é o híbrido B2701PWU, campeão de produtividade em estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com característica de precocidade com estabilidade para abertura de plantio, além de bom desempenho em condições de estresse hídrico. A marca também leva dois lançamentos: B2811PWU, para as safras verão e safrinha, que conta com sanidade, tolerância ao complexo de enfezamentos e uniformidade de espiga, e o B2507PWU, voltado ao milho verão e que conta com pacote sanitário para as principais doenças e tolerância ao enfezamento, além de teto e potencial produtivo. A Brevant® Sementes ainda leva o B2702VYHR, já consolidado na safrinha e reconhecido pelos produtores, como um exemplo em qualidade de grãos, boa produção e estabilidade; o B2801PWU, tradicional na safra verão, que em 2023 foi um dos ganhadores do concurso de produtividade da Fundação ABC, com alto potencial produtivo, boa sanidade foliar e excelente qualidade de grãos.
Já a Pioneer®, com mais de 50 anos de mercado no Brasil e líder em milho há duas décadas, segundo a consultoria Kynetec, apresenta na Feira seus híbridos de milho: P3322PWU, P40537PWU, P3707VYH, P3016VYHR, P4285VYHR e P3282VYH. Destaque para o P40537PWU, híbrido que foi lançado na última safrinha e possui, como diferencial, boa tolerância ao Complexo de Enfezamentos e principais doenças foliares que acometem a cultura, com as tecnologias Optimum AQUAmax® (que apresenta maior tolerância ao estresse hídrico no enchimento de grãos alta eficiência na absorção de água do solo) e PowerCore® Ultra (que auxilia os produtores no manejo de lagartas).
A Cordius®, que desenvolve e disponibiliza genética de soja de alta performance para o agricultor, por meio dos multiplicadores licenciados, também estará presente no evento, com tecnologia Conkesta Enlist E3® de ciclo precoce para a região Oeste do Paraná, com alto potencial produtivo e flexibilidade no manejo de plantas daninhas, além de viabilizar o plantio de safrinha de milho logo na sequência. A marca conta também com outro super lançamento, C2560CE, e a já conhecida C2550E, que se destacou na última safra. Ambas recomendadas para o Oeste do Paraná (além do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina), onde apresentam ciclo precoce, com altíssimo teto produtivo e a biotecnologia Enlist E3®, que proporcionam aos sojicultores uma boa sanidade de plantas e estabilidade produtiva, ampla adaptabilidade e elevado peso de grãos, que resultam em maior rentabilidade.
A Cordius® foi a obtentora que mais avançou no desenvolvimento de cultivares com a biotecnologia Enlist no último ano. Estes avanços estão sendo produzidos nesta safra e estarão disponíveis para os agricultores plantarem para a temporada 2025/26 da oleaginosa. A marca segue acelerando, junto com a produtividade do sojicultor e, por isso, leva ao Show Rural um game que une o automobilismo com a produção de soja, fazendo uma analogia de que a cada safra, a corrida pela produtividade se torna mais acirrada e que quem escolhe acelerar com Cordius, sempre chega na frente.
O Sistema Enlist®, que entra em sua quarta safra no Brasil, traz inovação aliada a altas produtividades, oferecendo ao produtor mais segurança, flexibilidade e liberdade de escolha no controle de plantas daninhas. É formado pelos pilares de Sementes e Biotecnologia, Herbicidas e Genética de Alta Produtividade, aliado às Boas Práticas Agrícolas. Variedades de soja com a tecnologia Enlist E3® são tolerantes aos herbicidas Enlist® Colex-D® (novo 2,4-D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio. Já as variedades Conkesta E3®, além da tolerância aos três herbicidas, incorporam duas proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac), que auxiliam na proteção contra as principais lagartas na cultura, entre elas, a Lagarta-da-Soja (Anticarsia gemmatalis), Lagarta-Falsa-Medideira (Chrysodeixis includens), Lagarta-Elasmo (Elasmopalpus lignosellus), Lagarta-das-Maçãs (Chloridea virescens) e Lagarta-helicoverpa (Helicoverpa armígera).
Já no pilar de herbicidas, o Enlist® Colex-D® traz inovação por ser um novo sal de 2,4-D e uma nova formulação com eficácia comprovada no controle de plantas daninhas, redução no potencial de deriva de até 90% - quando aplicado com ponta com indução de ar-, ultrabaixa volatilidade e redução de odor, característicos de formulações a base de 2,4-D sal amina. Além disso, o produto traz muita flexibilidade ao agricultor, que pode aplicar o herbicida desde a dessecação pré-plantio (plante-aplique/aplique-plante) até a pós-emergência das variedades de soja Enlist®. Assim, proporciona um alto controle de plantas daninhas, reduzindo a mato-competição e maximizando o potencial produtivo da lavoura.
Para as sementes da Pioneer® e da Brevant® Sementes, a Corteva conta com a marca LumiGEN™, que engloba produtos, tecnologias e serviços voltados ao tratamento de sementes industrial nas culturas de milho, soja e sorgo. São soluções que atendem às diversas necessidades dos produtores, como fungicidas, inseticidas, bionematicidas e bioestimulantes. Todos os processos de testagem das receitas são realizados dentro do CSAT (Centro de Tecnologia para Tratamento de Sementes) da Corteva e estão integrados ao Seed Apply Technologies (SAT), que engloba tecnologias que ajudam a maximizar a produtividade e a lucratividade da lavoura, com soluções que proporcionam raízes fortes e saudáveis, favorecendo melhor desenvolvimento da planta, com profissionais especializados em tratamento de sementes, e que desenvolvem produtos com foco em desempenho, qualidade e germinação, ajudando na expressão do máximo potencial produtivo da cultura.
Para o Tratamento de Sementes, a Corteva segue levando cada vez mais soluções completas aos agricultores, como o seu lançamento LumiTreo®, fungicida para o manejo do complexo de doenças iniciais que afetam a cultura da soja, como podridão, tombamento e murchamento. A inovação, exclusiva para o Tratamento de Sementes Industrial (TSI), auxilia a variedade a expressar todo o potencial durante seu ciclo e possui bula para cinco doenças da cultura da soja. LumiTreo® atua desde a semente no controle de podridão radicular e tombamento (Rhizoctonia solani); podridão vermelha da raiz (Fusarium pallidoroseum); antracnose por transmissão via sementes (Colletotrichum truncatum); podridão seca e fungo típico de sementes (Phomopsis sojae) e podridão radicular de fitoftora e oomiceto (Phytophthora sojae).
A empresa conta ainda com o nematicida biológico Lumialza™. A inovação para soja e milho contém a bactéria Bacillus amyloliquefaciens (cepa PTA-4838), organismo natural que coloniza a região da raiz para criar uma barreira biológica para controlar as principais raças de nematoides, como os nematoides-das-galhas (como o Meloidogyne incognita), os nematoides-de-cisto (Heterodera glycines) e nematoides-das-lesões-radiculares (Pratylenchus spp), em soja e milho, ativando a produção de hormônios na planta, proporcionando maior desenvolvimento radicular e da parte aérea. Recentemente, o produto recebeu registro para controlar o nematoide-das-galhas (Meloidogyne javanica) em soja, do nematoide-das-lesões (Pratylenchus zeae) em milho.
Outro destaque nesta área é o inseticida Dermacor®, que está completando 10 anos de mercado e é voltado às três principais culturas da região: soja, milho e algodão. Âncora do portfólio, Dermacor® oferece controle das principais pragas de solo e foliares iniciais, como Elasmo e Spodoptera frugiperda, trazendo ao produtor ótima manutenção do estande e rápido estabelecimento da cultura, maximizando o potencial produtivo da semente tratada. O produto também é registrado em sorgo, arroz e feijão, além de culturas de inverno como trigo, aveia, centeio, cevada e triticale.
Manejo biológico
Líder em soluções biológicas, a Corteva destaca no Show Rural o fixador foliar de nitrogênio Utrisha™ N, com uso aprovado para soja, milho e batata. A inovação possui uma cepa única da bactéria Methylobacterium symbioticum, que converte o nitrogênio atmosférico que está disponível no ar em amônio, fornecendo nutriente para que a lavoura atinja incremento significativo no seu desenvolvimento e produtividade. Outro diferencial importante é que o nitrogênio decorrente da ação de Utrisha™ N não é suscetível às ocorrências que são comuns no processo de adubação tradicional, como a lixiviação (carreamento do nutriente para o subsolo), a volatilização (perda por evaporação de nutriente pela ação da temperatura) e a desnitrificação (transformando-o em estado gasoso, provocados pela ação de bactérias).
Com essas características, Utrisha™ N é compatível e complementar ao processo de Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) da soja, realizado pela raiz das plantas por meio do inoculante que o produtor utiliza, atuando como uma ferramenta fundamental para o fornecimento adicional de nitrogênio para a cultura. O resultado são plantas mais bem desenvolvidas, uma lavoura mais nutrida e maior produtividade.
Para mostrar aos agricultores paranaenses como Utrisha™ N atua nas plantas, a Corteva leva ao evento um game de três etapas. Na primeira fase, o participante escolhe uma cultura (soja ou milho). Na sequência, o participante vivenciará uma deficiência de nitrogênio e terá a oportunidade de aplicar o produto Utrisha N e capturar o máximo de Nitrogênio, ou seja, quanto mais N capturar, maior será a produtividade. Na fase seguinte ele responde um quiz.
Proteção eficiente das lavouras com o apoio da inteligência artificial
Na área de Proteção de Cultivos, os produtores podem conhecer os principais produtos do portfólio da Corteva, que conta com anos de pesquisa para o desenvolvimento das soluções em fungicidas, herbicidas, inseticidas, biológicos e tratamento de sementes, que têm o foco em auxiliar o dia a dia do agricultor e maximizar a produtividade. Para mostrar quais as inovações da Corteva para cada desafio da lavoura, a empresa leva um robô com Inteligência Artificial que responde às principais dúvidas do agricultor sobre as tecnologias da companhia. Entre as soluções de proteção de cultivos da empresa, estão:
Viovan®: o fungicida apresenta controle superior contra ferrugem asiática, mancha-parda, cercospora e oídio, promovendo proteção com maior seletividade à cultura e oferecendo resultados visivelmente melhores.
Aproach Power®: o fungicida sistêmico oferece flexibilidade para ser usado na primeira e na última aplicação. Fungicida líder das últimas aplicações devido ao seu desempenho consistente ao longo dos anos.
Aproach® Premium: lançamento da Corteva, o fungicida agrega mais uma opção dentro do manejo do produtor. Solução com três ativos diferentes sendo um multissítio com formulação líquida que facilita a aplicação e reduz problema de fitotoxicidade. Conta com uma dose menor que as outras misturas com multissitio proporcionando controle e praticidade ao agricultor.
Vessarya®: fungicida mais eficiente para o controle das doenças da soja, como ferrugem, antracnose e oídio. Mistura única do segmento de carboxamidas proporcionando controle com seletividade.
Os quatro fungicidas contam com o princípio ativo OnmiraTM Active, que possui uma formulação inovadora que dispensa o uso de óleo, aumentando a velocidade de absorção dos ativos e diminuindo o risco de lavagem pela chuva.
Paxeo®: herbicida sistêmico formulado com a inovadora tecnologia ArylexTM Active, pertence a nova família de herbicidas para dessecação em soja, com ação residual e controle duradouro de diversas plantas daninhas de folha larga e estreita, sem antagonismo com graminicidas. Recentemente, o produto recebeu registro para o controle de capim pé-de-galinha em pré-emergência para soja.
Gapper®: lançamento que integra uma nova família de herbicidas para dessecação de plantio de milho com a tecnologia RinksorTM active, imbatível no controle de trapoeraba e outras plantas daninhas de folha larga como soja voluntária e leiteiro. Atua sem antagonismo com graminicidas e sem carência para o plantio do milho. A tecnologia é reconhecida como uma das mais inovadoras do mundo, tendo recebido o prêmio de “Química Verde”, chancelado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).
Elevore®: produto da Corteva para dessecação de plantio de soja, com a tecnologia ArylexTM Active, excelente ferramenta no manejo de buva em pós-emergente e outras plantas daninhas de folha larga, podendo ser aplicado sem antagonismo com graminicidas.
Expedition®: inseticida para o controle de percevejos adultos e tem excelente performance nas ninfas por causa do seu alto efeito ninficida, já que é formulada a partir da molécula Isoclast®, pertencente ao grupo químico das Sulfoximinas, importante ferramenta para o manejo de resistência. Não tem resistência cruzada com os neonicotinoides. Outra característica de destaque dessa ferramenta está a flexibilidade de aplicação, com bula para terrestre e aérea nas culturas da soja e do milho.
Exalt®: é um inseticida premiado e reconhecido no mercado como referência no controle da lagarta do cartucho no milho, recomendado para ser aplicado logo no início do aparecimento da praga. Recentemente, teve registro para tripes em soja.
Intrepid Edge®: possui excelente performance para o controle do complexo de lagartas da soja. Tem dose flexível de acordo com o nível de infestação do alvo, além de efeito de choque e residual. Recentemente, obteve registro para controle da tripes e rachiplusia na oleaginosa. O produto pode ser utilizado também na cultura do amendoim.
Exalt® e Intrepid Edge® são compostos por Jemvelva ActiveTM (Espinetoram), ingrediente ativo de origem biológica que recebeu o selo Green Chemistry Award e é reconhecido como uma das tecnologias mais inovadoras e sustentáveis do mundo pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA).
Pastagem
A Corteva, com a Linha Pastagem, é a principal empresa do setor com foco em pesquisa e desenvolvimento de herbicidas para pastagem. No Show Rural, tem como foco levar a inovação e o suporte que o pecuarista precisa com as tecnologias Ultra-S e XT-S, desenvolvidas especialmente para o melhor manejo das pastagens, restaurando a produtividade por hectare. As soluções entregam maior qualidade ao pasto e consequentemente, maior valor nutricional para o rebanho.
A Tecnologia Ultra-S demonstra alta eficiência no controle das principais plantas daninhas anuais e bianuais de folhas largas. Além disso, possui como diferencial ser uma solução concentrada, o que permite o uso de doses menores de herbicida por hectare e um resultado eficiente. Já a Tecnologia XT-S oferece amplo espectro de controle em plantas daninhas anuais, bianuais e perenes, com destaque para as semilenhosas e lenhosas, promovendo maior produtividade de capim e, consequentemente, maior produção de carne e leite, evitando abertura de novas áreas, e contribuindo para a sustentabilidade por também ser concentrada. Além disso, a Tecnologia XT-S possui classe toxicológica verde e conta com versatilidade de manejo em bula com aplicação costal, tratorizada e aérea.
Benefícios para o produtor na aquisição dos insumos
A grande novidade da Corteva para os produtores em 2025 é o Programa de Incentivos Lidera. A iniciativa traz mais facilidade, benefícios, autonomia e ajuda a potencializar os negócios ao agricultor. Na compra de soluções da Corteva para a lavoura, são gerados pontos automaticamente, que se transformam em benefícios para o pagamento de futuras aquisições com um cashback, transformado em voucher de produtos ou cupons de descontos. Outras opções são: um cartão pré-pago para gastar como quiser ou acessar diretamente pelo site o catálogo de prêmios, que conta com mais de 1 milhão de itens. Além disso, o Programa de Incentivos Lidera conta com o serviço de concierge, que auxilia o agricultor com todas as demandas da propriedade: de compra de máquinas a personalização de itens. No evento, o Time da Corteva vai orientar o produtor a como fazer o seu cadastro na plataforma.