ALERTA: Tempestades seguidas de frio intenso
Frente fria deve trazer tempestades, granizo e frio de inverno
A formação e atuação de uma frente fria entre quarta (22) e sexta-feira (24.05) no sul do país, traz novos alertas para eventos de tempo severo. Essas instabilidades devem se manifestar na forma de tempestades, acompanhadas de vendavais, chuvas intensas em curtos períodos de tempo e potencial para queda de granizo.
A frente fria deve provocar chuvas já nas primeiras horas da madrugada desta quarta-feira (22.05) na fronteira sul do Rio Grande do Sul.
A tendência é de que as chuvas fiquem concentradas entre o Uruguai e a metade sul do Estado Gaúcho, com as precipitações mais intensas ocorrendo entre a tarde e noite.
Ao longo de quarta, os acumulados podem superar os 50 a 70 mm de forma pontual, no sudeste do estado. Contudo, as projeções indicam o estabelecimento dessas chuvas apenas na metade sul do estado para esta quarta.
As instabilidades começam a avançar em direção à faixa central do estado no final da noite de quarta e próxima madrugada.
Quinta-feira (23.05) deve ser o dia mais crítico, pois as tempestades intensas devem ocorrer em praticamente todo o Rio Grande do Sul. As simulações indicam volumes que podem superar os 100 mm em 24 horas em uma região bastante ampla do estado. Além da possibilidade do avanço das chuvas intensas para o Oeste Catarinense.
Também vale destacar que, ainda na quinta-feira, as instabilidades avançam para o sudoeste e oeste do Paraná, sul e oeste de Mato Grosso do Sul, com possibilidade de acumulados superiores aos 20 mm. Chuvas que podem beneficiar as áreas de trigo e milho safrinha que estão passando por estresse térmico e hídrico.
Na sexta-feira (24.05), espera-se a redução das chuvas no estado do Rio Grande do Sul com o deslocamento da frente fria em direção ao estado de São Paulo.
A previsão indica bons volumes de chuva ocorrendo sobre o Paraná, em áreas que passam por um período de estiagem. Os valores previstos giram em torno dos 20 a 30 mm no centro-oeste do estado paranaense.
Essas instabilidades também devem se espalhar de forma mais abrangente sobre o estado de Mato Grosso do Sul, onde são esperados volumes acima dos 15 mm no decorrer do dia.
Partes de São Paulo, sudoeste e oeste de Mato Grosso, também estão na rota das instabilidades. Embora, nessas áreas são esperadas chuvas mais fracas e passageiras.
Para o sábado (25.05) as condições de chuvas cessam em boa parte do sul do Brasil, com o ramo de instabilidades se deslocando para o oceano, levando as condições de chuvas para o leste do Sudeste, incluindo áreas do sul de Minas Gerais e interior de São Paulo.
Ao mesmo tempo, uma massa de ar polar deve adentrar o território nacional na retaguarda das instabilidades.
“Poderosa” massa de ar polar na retaguarda das chuvas.
A partir da segunda metade da sexta-feira, uma intensa massa de ar polar deve avançar pelo centro-sul do continente, subindo pelo norte da Argentina, Paraguai e sul da Bolívia.
A diferença entre a previsão e o registrado comumente em algumas regiões deve ser inferior a -10°C. Ou seja, a previsão indica temperaturas até 10°C abaixo do esperado para a época do ano.
Diferença entre as temperaturas previstas e os valores médios para o período na tarde de domingo 26 de maio. Áreas em azul e roxo indicam temperaturas mais frias do que a média, áreas em vermelho indicam temperaturas acima da média. Fonte: Tropical tidbits.
Em valores absolutos, temos possibilidade de 2°C na manhã de sábado em Bagé (RS) e 4°C em Alegrete (RS). Nas serras gaúchas e catarinense também são esperadas temperaturas típicas de inverno com 4°C em Vacaria (RS) e próximos de 0°C em São Joaquim (SC).
Entre sábado e domingo, as madrugadas de tempo firme e temperaturas baixas, favorecem a formação de geada. Os eventos devem se concentrar em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com intensidade de fraca a moderada, especialmente em áreas de baixada.
Esse frio não fica restrito à região Sul. O amanhecer de sábado pode começar com temperaturas na casa dos 10°C em Iguatemi (MS) e 13°C em Amambai (MS). Com o ar frio subindo até áreas do sudeste de Mato Grosso, como em Cáceres, onde o amanhecer de sábado pode ter registros na casa dos 15°C.
O ar frio deve seguir com o seu deslocamento ao longo de domingo, avançando em áreas do sudeste do estado de São Paulo e Rio de Janeiro. Embora o amanhecer de domingo tenha temperaturas relativamente mais elevadas do que o amanhecer de sábado em áreas da região sul.
A expectativa é de que essa massa de ar polar continue atuando no país até pelo menos a próxima quarta-feira (29.05), mantendo, os próximos amanheceres com temperaturas mais baixas no centro-sul.