Herbicida inovador é lançado no Peru e está perto do Brasil
"Este registro é um momento pioneiro na inovação agrícola"

A FMC Corporation anunciou a aprovação regulatória no Peru do herbicida Keenali™, desenvolvido com o ativo inédito Dodhylex™ (tetflupirolimeto). Esta é a primeira autorização global para esse ingrediente ativo e seu produto comercial, marcando um avanço inédito após mais de 30 anos sem novos modos de ação herbicida. Dodhylex™ é o único herbicida reconhecido pelo Comitê de Ação de Resistência a Herbicidas (HRAC) e pela Sociedade de Ciência de Ervas Daninhas da América (WSSA) como pertencente ao Grupo 28.
De acordo com a empresa, o produto Keenali™ será utilizado em arroz Japonica e Indica, oferecendo controle eficaz de plantas daninhas resistentes como o capim-arroz (Echinochloa crus-galli) e o capim-saramola (*Ischaemum rugosum*), com alta seletividade para as culturas. O lançamento comercial no Peru está previsto para agosto, beneficiando um dos mercados de arroz de crescimento mais rápido da América Latina.
A empresa afirma que a tecnologia reflete o compromisso da FMC com a inovação e segurança alimentar, como destacou Ronaldo Pereira, presidente da empresa. Já Juan Ortiz, vice-presidente da FMC na América Latina (exceto Brasil), ressaltou o potencial de mercado da novidade, que pode atender cerca de 10% dos 4,5 milhões de hectares de arroz cultivados na região. A FMC já solicitou registros do Dodhylex™ em países como Brasil, Colômbia e Equador, além de mercados na Ásia e nos Estados Unidos. A empresa reforça seu foco em soluções sustentáveis e eficazes para os desafios da agricultura moderna.
"Este registro é um momento pioneiro na inovação agrícola e o resultado de anos de liderança científica na FMC", disse Ronaldo Pereira, presidente da FMC Corporation.