Safra de grãos em Goiás deve bater recorde em 2025
Soja, milho e feijão puxam alta da produção

Segundo as informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) sobre a estimativa divulgada na úlitma quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), o produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em Goiás deve alcançar 38,4 milhões de toneladas na safra de 2025. O número representa um crescimento de 19% em relação à safra de 2024, quando o estado colheu 32,3 milhões de toneladas.
O resultado do levantamento projeta a maior safra da série histórica da pesquisa. “Esse crescimento é reflexo direto da expansão da área plantada e da melhora no rendimento das lavouras”, informou a pasta.
A área colhida no estado passou de 7,8 milhões para 8,1 milhões de hectares entre 2024 e 2025, um aumento de 3,7%. Ao mesmo tempo, o rendimento médio das principais culturas também avançou, influenciado por condições climáticas favoráveis e adoção de tecnologias no campo.
De acordo com o divulgado pela Seapa, entre os cultivos que puxaram a alta estão o milho e o feijão, com crescimento previsto tanto nas safras de verão quanto nas safras de inverno. A soja, principal cultura do estado, tem estimativa de aumento de 17,3% na produção. Mesmo com redução na área plantada de trigo, a produtividade do cereal deve crescer 25%, o que mostra o impacto direto do investimento em manejo e tecnologia.
Ainda segundo o levantamento do IBGE, todas as culturas mencionadas apresentam rendimento superior ao registrado no ciclo anterior.