CI

Exportação de algodão em Mato Grosso sobe com alta do dólar

Aumento dos preços reflete a preocupação do mercado



Foto: Canva

As paridades de exportação de algodão para julho e dezembro de 2025 em Mato Grosso registraram valorização na última semana, impulsionadas pela alta do dólar. Segundo informações do boletim informativo do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), os preços médios ficaram em R$ 127,00 por arroba para julho e R$ 134,95 por arroba para dezembro, com altas de 0,79% e 1,32%, respectivamente.

O aumento dos preços reflete a preocupação do mercado com o cenário econômico dos Estados Unidos e do Brasil, o que elevou a cotação do dólar. A valorização da moeda americana costuma beneficiar as exportações, tornando os produtos brasileiros mais competitivos no mercado internacional.

No entanto, no comparativo mensal entre março e fevereiro de 2025, as paridades de julho e dezembro registraram quedas de 1,91% e 0,48%, respectivamente. Esse recuo foi influenciado pela desvalorização dos contratos futuros na Bolsa de Nova York. A instabilidade se deve às incertezas sobre os impactos das políticas econômicas dos Estados Unidos nos principais países consumidores da fibra, como a China.

Para as próximas semanas, o mercado deve voltar sua atenção ao início da semeadura nos Estados Unidos, fator que pode trazer novas variações nos preços internacionais. O andamento do plantio americano poderá influenciar diretamente a cotação do algodão na Bolsa de Nova York e, consequentemente, os preços de exportação em Mato Grosso.

 A tendência do setor dependerá, em grande parte, da evolução das condições macroeconômicas e das decisões políticas nos principais países consumidores da fibra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.