CI

Plantio da segunda safra de grãos começa lentamente no Paraná

O ritmo do plantio é influenciado pelas condições climáticas



Foto: Canva

Segundo o Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária divulgado nesta quinta-feira (9) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, o plantio da segunda safra de grãos no Paraná começou de forma tímida. As culturas de milho e feijão lideram as áreas a serem ocupadas, com previsão de 2,564 milhões e 381 mil hectares, respectivamente.

Até o momento, a área destinada ao feijão está 6% semeada, enquanto o milho ainda não alcançou 1%. Os números estão em linha com o histórico de anos anteriores para este período. Os plantios de feijão concentram-se nas áreas colhidas para produção de silagem, enquanto o milho sucede áreas de primeira safra de feijão.

O ritmo do plantio é influenciado pelas condições climáticas. Apesar das chuvas significativas registradas até dezembro de 2024, o ano de 2025 começou com altas temperaturas e precipitações esparsas, dificultando o avanço dos trabalhos no campo.

As áreas de segunda safra já plantadas somam pouco mais de 32 mil hectares, número pequeno frente aos 6,2 milhões de hectares ocupados pelas culturas na primeira safra de grãos. O plantio deverá ganhar força com o avanço da colheita da soja, que atualmente ocupa 5,7 milhões de hectares, ou 93% da área destinada a grãos na primeira safra.

Até o momento, a colheita da soja está em estágio inicial, sem alcançar 1% da área. Lavouras em maturação representam 12% da área semeada, número inferior aos 16% registrados no mesmo período do ano passado, sinalizando um ritmo de colheita mais lento neste ciclo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.