CI

Coinoculação em milho é uma revolução

“Os resultados foram mais evidentes em áreas que enfrentaram limitações climáticas"



“Os resultados foram ainda mais evidentes em áreas que enfrentaram limitações climáticas” “Os resultados foram ainda mais evidentes em áreas que enfrentaram limitações climáticas” - Foto: Agrolink

A coinoculação no cultivo de milho é uma realidade no Brasil, impulsionada pela crescente adoção de biossoluções inovadoras. Segundo Kássio Okuyama, da Biosphera AgroSolutions, o uso de microrganismos como Azospirillum brasilense, Pseudomonas fluorescens e bactérias do gênero Bacillus tem transformado a produção agrícola, promovendo maior tolerância a estresses ambientais e otimizando a interação entre plantas e solo.

“Com o passar dos anos outros microrganismos com mecanismos diferenciados foram introduzidos neste processo e ganharam espaço no mercado, trazendo esta possibilidade para outras culturas como o milho, por exemplo”, explica. “No entanto, biossoluções modernas com microrganismos com novas ações para essa prática no cereal já estão disponíveis para serem utilizadas nas lavouras”, destaca o especialista.

Produtos como o BioStart, que combina Azospirillum e Pseudomonas, e o BioAction PRO, um consórcio de Bacillus aryabhattai e B. licheniformis, exemplificam essa evolução. Ambos oferecem benefícios como maior solubilização de nutrientes e resistência à seca, refletindo no aumento da produtividade e sustentabilidade agrícola.

André Nakatani, gerente de PD&I da Biosphera, destaca um incremento médio de 9,3 sc/ha na produtividade do milho safrinha ao usar essas tecnologias, especialmente em áreas afetadas por restrições climáticas. O sucesso das coinoculações reafirma o papel das biossoluções na modernização do agronegócio brasileiro.  Ele finaliza reforçando que “os resultados foram ainda mais evidentes em áreas que enfrentaram limitações climáticas”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.