Produção de soja deve alcançar 166 milhões de toneladas
Plantio da safra de soja 2024/25 no Brasil e em Goiás atingiu 90% da área cultivada
Segundo o Agro em Dados de dezembro da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo de Goiás, o plantio da safra de soja 2024/25 no Brasil e em Goiás atingiu 90% da área cultivada até o final de novembro, registrando avanço de 7 pontos percentuais em comparação ao mesmo período do ano anterior. O ritmo acelerado das operações indica perspectivas promissoras para a produção nacional, estimada em 166,1 milhões de toneladas, representando um crescimento de 12,5% em relação à safra 2023/24. A expectativa de produtividade também é positiva, com projeção de alta de 9,6%, enquanto a área plantada deve crescer 2,6% frente à última temporada.
Em novembro, a valorização da saca de soja alcançou o maior preço médio de 2024, fixado em R$ 144,28/sc. O desempenho foi impulsionado pela alta do dólar, que favoreceu as exportações brasileiras ao aumentar a competitividade no mercado internacional. No entanto, a valorização da moeda americana elevou os custos de insumos importados para o plantio.
Paralelamente, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reduziu a estimativa de produção da safra norte-americana em 2,7% e previu uma queda de 14,5% nos estoques de soja. Esse cenário contribuiu para a alta nos preços do grão e do farelo na Bolsa de Chicago (CBOT).
Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp
Apesar do cenário favorável à valorização da soja, as exportações brasileiras em grão sofreram queda de 15,9% em outubro. Em Goiás, a redução foi ainda mais acentuada, chegando a 57,8%. A principal razão para a retração foi a diminuição das compras chinesas, com recuo de 28,1% para o Brasil e 58,3% para Goiás em relação ao mesmo período de 2023.
Em contrapartida, houve crescimento de 24,4% nos embarques nacionais de farelo e óleo de soja, compensando parcialmente a queda nas exportações do grão. Destaca-se o aumento nas aquisições indianas de óleo de soja, impulsionado pela demanda sazonal associada a festividades culturais. O volume total importado pela Índia foi de 72,6 milhões de toneladas, sendo 17,7 milhões de toneladas provenientes de Goiás, que se consolidou como o segundo maior exportador do produto para o país asiático.