CI

Preço do milho cai no Brasil: compradores adiam compras e clima preocupa

Queda nos preços do milho reflete retração de compradores e expectativa por chuvas



Foto: Canva

Os preços do milho registraram nova queda na maioria das regiões brasileiras monitoradas pelo Cepea na última semana. A retração foi impulsionada principalmente pela cautela dos compradores, que têm optado por consumir os estoques disponíveis ao invés de adquirir novos lotes no mercado spot. A expectativa é de que novas desvalorizações possam ocorrer, o que desestimula negociações imediatas.

De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os poucos compradores ativos no mercado físico têm feito ofertas mais baixas, pressionando ainda mais as cotações. Do lado da oferta, muitos produtores estão focados nas atividades de campo e demonstram maior flexibilidade nos preços e nos prazos de pagamento, o que também influencia na formação dos valores.

Nas lavouras, a atenção dos agricultores se volta agora para o clima. A possível retomada das chuvas nas próximas semanas pode minimizar os impactos da seca observada em março, especialmente em regiões produtoras da segunda safra, como partes do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a semeadura da segunda safra de milho já foi concluída no Brasil. Enquanto isso, a colheita da safra de verão segue avançando e já atinge 65,5% da área nacional, desempenho superior à média dos últimos cinco anos, que é de 60,3%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.