Sabor que se aprende: o papel dos Mestres Sensoriais
"Nosso trabalho é muito semelhante à percepção do consumidor"

Transformar o paladar em profissão é a proposta da Seara com seus Mestres Sensoriais — especialistas treinados para garantir que cada produto da marca proporcione uma experiência completa ao consumidor. Com um portfólio de mais de 700 itens, esses profissionais avaliam até 15 produtos por dia nos laboratórios sensoriais da empresa, analisando desde a embalagem até sabor, aroma e textura.
Um dos destaques é Rosane Souza, Mestre Sensorial há 25 anos e referência na unidade de Duque de Caxias (RJ). Seu dia começa preparando o ambiente para testes rigorosos de alimentos, como as populares linguiças para churrasco. Ela utiliza todos os sentidos, incluindo audição para crocância, em busca da padronização ideal. Segundo Rosane, o objetivo é refletir a percepção do consumidor em cada etapa de desenvolvimento.
"Nosso trabalho é muito semelhante à percepção do consumidor. Estamos presentes em cada etapa de aprovação de um produto, utilizando todos os nossos sentidos para garantir que ele esteja perfeito. A nossa missão é assegurar que cada item seja visualmente atraente, fácil de manusear e saborosamente equilibrado, proporcionando uma experiência completa e satisfatória para o cliente final", conta.
A Seara foi pioneira na formação desses profissionais no Brasil e celebra cinco anos de sua Academia de Mestres Sensoriais, com quase 370 capacitados e 90 em atuação atualmente. O programa inclui treinamentos com cientistas sensoriais, testes de percepção e reciclagem anual, combinando ciência e sensibilidade.
“A Ciência Sensorial é o coração do nosso compromisso com a excelência. Na Seara, investimos em iniciativas pioneiras, como o programa de Mestres Sensoriais, para garantir que cada produto ofereça uma experiência completa e memorável. Nosso trabalho combina ciência, inovação e paixão para superar as expectativas dos consumidores e manter a qualidade, que é a marca registrada dos nossos mais de 700 produtos”, afirma Luciara Rech Peil, Diretora-executiva de Inovação e P&D da Seara.