CI

Pastagens apresentam desempenho satisfatório

As pastagens apresentam bom desenvolvimento em Bagé



Foto: Canva

O Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS nesta quinta-feira (02) destaca o desempenho das forrageiras de verão no Rio Grande do Sul. Utilizadas intensivamente para pastoreio, as espécies têm enfrentado desafios decorrentes da irregularidade das chuvas, mas, de modo geral, apresentam evolução positiva em diferentes regiões administrativas do estado.

Forrageiras e Campos Nativos
As pastagens de verão, incluindo anuais e perenes, têm mostrado bom desenvolvimento, apesar da necessidade de maior intervalo entre os pastejos em áreas afetadas pela escassez hídrica. As forrageiras perenes estão apresentando resultados superiores às anuais, enquanto os campos nativos retomaram o crescimento, especialmente em solos mais rasos e rochosos, garantindo alimento suficiente para os rebanhos.

Destaques Regionais

Bagé: As pastagens apresentam bom desenvolvimento, mas a ausência de chuvas frequentes limita o potencial pleno.
Caxias do Sul: Condições climáticas favoráveis, como solo úmido e temperaturas elevadas, beneficiam forrageiras anuais, perenes e campos nativos.
Frederico Westphalen: Pastagens anuais estão em desenvolvimento, com algumas áreas já em uso para pastejo.
Ijuí: Alta produção de massa verde e forragem de qualidade, com desenvolvimento satisfatório de forrageiras anuais e perenes.
Lajeado: Regularidade das chuvas impulsiona excelente desempenho das pastagens de verão, com recuperação acima do esperado em áreas atingidas por enchentes.
Passo Fundo: O campo nativo apresenta desenvolvimento excelente, apesar da necessidade de roçadas para controle de invasoras.
Pelotas: Forrageiras anuais, perenes e campos nativos garantem boa oferta de alimento para bovinos e ovinos.
Porto Alegre: Alternância entre chuvas e dias ensolarados favorece significativamente as pastagens.
Santa Maria: Pastagens de verão como tifton, capim aruana e jiggs, além do campo nativo, se desenvolvem adequadamente com boa oferta de forragem.
Santa Rosa: Novas áreas com capim sudão estão sendo implantadas, com complementação alimentar de silagem e feno.
Soledade: Pastagens perenes e campos nativos apresentam rebrote satisfatório devido à umidade do solo, enquanto anuais demonstram ótimo desempenho vegetativo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.