CI

Cresce pesquisa de problemas na soja nesta safra de 2024/25

Clima vêm favorecendo a proliferação de pragas e fungos nas lavouras de soja



Clima aumenta a pressão de pragas e dificulta o combate Clima aumenta a pressão de pragas e dificulta o combate - Foto: Instituto Internacional de Agricultura Tropical

Nos últimos 30 dias, as chuvas vêm ocorrendo com regularidade e frequência nas principais regiões produtoras do brasil. Nos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais praticamente todas as áreas fecharam o mês de dezembro com chuvas muito acima da média.

Além desses estados, áreas de Mato Grosso, Goiás, Pará, Amazonas, também estão com excedente de chuvas neste verão.


Mapa de anomalia de precipitação – diferença entre o quanto choveu e o que seria esperado para o mesmo período. Fonte: Agrotempo.

De fato, uma condição mais úmida é muito mais propícia para as lavouras do que o oposto.

Porém com as chuvas mais recorrentes, os tratamentos fitossanitários vem sendo limitados.
Alguns produtores relatam que chove desde início de dezembro,  o período mais úmido e com grande presença de nebulosidade, vem limitando a oferta de radiação solar, ou seja, vem faltando luminosidade para as plantas, limitando o desenvolvimento das lavouras. Contudo, ainda não é notado algum prejuízo significativo.

A região de Rondonópolis (MT), apresenta dificuldades na pulverização contra pragas, mesmo com o uso de aviões.

 

Aumento na procura da Bula

De acordo com os dados preliminares da plataforma agrolinkfito, o número de consultas para ferrugem asiática (Phakopsora Pachyrhizi) em dezembro de 2024 foi 3,48x maior do que os registros de dezembro de 2021 e 9,95x superior às pesquisas realizadas no mesmo período de 2023.

Embora a consulta às bulas possa não refletir integralmente a realidade do campo, elas podem servir como referência na correlação entre o clima e a pressão das pragas nas lavouras.


Número de consultas realizadas no AgrolinkFito, por município para o problema da ferrugem asiática na soja. Fonte: Agrolink.

Esse aumento no número de pesquisas também é observado em outros problemas da soja, como por exemplo o aumento de pesquisas em relação à lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda), cujo a procura da bula aumentou em 7,64x em relação ao mesmo período de 2023.

A ocorrência de ambos os problemas vêm sendo intensificadas pelo clima. E em contrapartida, o combate desses patógenos, vem sendo dificultado pelo clima mais úmido.  Diante deste cenário, as perspectivas otimistas para uma safra recorde podem não ser atingidas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.