Mato Grosso bate recorde de exportação de carne em março
Mato Grosso registrou um volume recorde de exportações de carne bovina

Mato Grosso registrou um volume recorde de exportações de carne bovina em março de 2025. Segundo análise semanal divulgada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda-feira (14), o estado embarcou 164,32 mil toneladas em equivalente carcaça (TEC) no primeiro trimestre do ano, o que representa 20,63% das exportações nacionais no período.
De acordo com o levantamento, o volume exportado aumentou 6,25% em relação ao mesmo trimestre de 2024, quando foram registradas 154,66 mil toneladas. O desempenho foi atribuído a um conjunto de fatores econômicos e produtivos. “A combinação entre a valorização do dólar, a maior oferta de carne pelos frigoríficos e a retração da demanda interna contribuiu para o redirecionamento da produção ao mercado externo”, avaliou o Imea.
Além do crescimento no volume, a receita obtida com as exportações também alcançou um patamar inédito. Em março, foram gerados US$ 232,88 milhões, valor 28,76% superior ao registrado no mesmo mês de 2024. Segundo o instituto, a alta foi impulsionada por um aquecimento na demanda internacional pela carne bovina brasileira.