Agronegócio impulsiona transição para transporte limpo
A cana-de-açúcar tem um papel fundamental
A Necta Gás Natural, distribuidora localizada no interior paulista, firmou uma parceria com a Scania Brasil, uma das principais fabricantes de caminhões do mundo, com o objetivo de descarbonizar a frota de veículos pesados. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), por meio da InvestSP, e busca promover fontes limpas e renováveis de energia, como o biometano e o hidrogênio, alinhando-se com a meta do Governo de São Paulo de zerar as emissões de carbono até 2050.
A parceria visa desenvolver uma cadeia logística que envolva redes de postos de combustíveis, transportadoras, distribuidoras de gás e embarcadores de cargas. O agronegócio, além de ser um dos maiores demandantes de transporte de carga, também tem grande potencial para se tornar um fornecedor de biometano, que pode ser produzido a partir da cana-de-açúcar, recurso abundante no Estado.
Com a colaboração de diversos setores, a iniciativa busca fortalecer a produção de biometano e garantir que os veículos pesados possam operar com fontes de energia mais sustentáveis, ajudando a reduzir as emissões no setor de transportes. Esse esforço é parte do compromisso de São Paulo em adotar práticas mais verdes, impulsionando a transição para uma economia de baixo carbono e avançando na meta de descarbonização do Estado até 2050.
"São Paulo tem ‘o maior canavial do mundo’. Por isso, temos trabalhado duro para desenvolver a cadeia do biometano, com foco, principalmente, no setor de veículos pesados. A descarbonização dessa frota será fundamental para que o Estado, com apoio do setor privado, atinja sua meta de zerar as emissões de carbono até 2050", afirma Marília Garcez, diretora de Estratégia e Inteligência da InvestSP.